Junto com o frio chegaram as férias de inverno para nossas crianças, o problema é que os nossos trabalhos não param e eles precisam de atividades para continuar num ritmo parecido ao da escola.

As baixas temperaturas também pedem para ficar mais tempo dentro de casa ou em lugares fechados, e a energia dos nossos filhos precisa ser liberadas de algum jeito.

Férias é sempre sinônimo de procurar por ideias que possam trazer diversão para as crianças, mesmo quando o tempo não está tão adequado . Podemos aproveitar esses momentos para estimular os nossos filhos e aproveitar a criatividade para encontrar diversão mesmo estando dentro de casa.

Por este motivo aqui na Pikoli, preparamos algumas dicas para brincar e ao mesmo tempo estimular as capacidades dos pequenos aproveitando o tempo de inverno e festas juninas.

Desenvolvendo a Criatividade

Sem dúvida alguma, as férias de inverno são uma ótima oportunidade para incentivar e desenvolver a criatividade nas crianças, até porque é difícil deixar elas brincarem ao ar livre em dias muito frios e chuvosos.

Para ninguém é um segredo que os nossos filhos aprendem do entorno e vão que nem esponjinhas absorvendo tudo o que eles veem. Por isso é importante que pais e cuidadores procurem por ideias e sejam criativos, para que as crianças não fiquem entediadas dentro de casa ou coladas na tela da tv assistindo programas pouco educativos.

Já assistiu o filme  ‘Á procura da felicidade’? onde o pai conta para o filho uma história, e ele continua a brincadeira mesmo atravessando por uma situação muito difícil?. A imaginação dos nossos filhos funciona desse jeito; precisamos incentivar eles a criar histórias e brincar com a criatividade.

Brincadeiras para incentivar a criatividade  

Não precisa esperar um dia de sol para montar a barraca no quintal e brincar com os seus filhos, muitas vezes pode ser mais divertido fazer da sala de casa um universo novo juntando cadeiras e lençóis, se aventurando em histórias de piratas, princesas, animais ou super heróis.

Teatrinho

Brincar de teatro ou fantoches é uma atividade muito divertida para eles. Além de deixar a imaginação voar, conseguem dar atenção para uma história e desenvolvem a concentração. Sem contar que o tempo que estão passando junto com os pais, família e cuidadores cria lembranças para a vida toda.

Brincadeiras sensoriais

Desde experimentar as diferentes texturas de comida, tocar em materiais orgânicos como madeira ou até criar experimentos como o kit de impressões digitais para as crianças maiores. Com essas e outras brincadeiras sensoriais vão ajudar nesse desenvolvimento, com diferentes capacidades e estímulos que certamente eles levarão para a vida.

Brincadeiras em família

Por conta do trabalho e de toda a rotina, é difícil passar mais tempo com os nosso filhos. Porém ferias é um bom momento para aproveitar e gerar novas amizades, se conectar com os colegas da escola e com os vizinhos e até os primos menos íntimos. Quem não tem essas lembranças da família reunida e brincadeiras de primos? As festas juninas também são uma boa oportunidade de curtir em família e criar boas lembranças.

Cozinha

Alimentação é um dos fatores mais importantes no crescimento e desenvolvimento de uma criança. Segundo o livro Criança na Cozinha da nutricionista Maria Luiza Petty, Brincadeiras na cozinha; além de serem saudáveis; ajudam treinar diferentes competências como organização, seguir instruções, trabalho em equipe e cálculos básicos. Aproveita e convida eles para participarem na criação de bolos e comidas especiais.