Muitas vezes temos escutado falar sobre os brinquedos educativos e o que eles fazem para o desenvolvimento dos nossos filhos. Mas na verdade; sempre, ou quase sempre, ficamos na dúvida sobre qual é o real benefício que um brinquedo educativo pode trazer para nosso filho.

Neste post vamos explicar o quê são os brinquedos educativos; a importância e o papel deles no desenvolvimento das habilidades das nossas crianças. Também disponibilizamos em nossa loja uma seção com muitos brinquedos educativos.

Desde a origem dos brinquedos, que é quase tão antiga quanto a história do homem, o objetivo não era simplesmente entreter, mas sim educar. Jogos e brincadeiras que até hoje fazem parte do nosso dia a dia; foram desenvolvidos segundo as necessidades das sociedades antigas.

O brincar é uma ação natural, e deve ser considerada como prioridade para nossas crianças.

Com as rápidas mudanças do nosso mundo a indústria dos brinquedos cresceu sem parar; e a cada dia que passa estamos vendo novos brinquedos super sofisticados que só de olhar já parecem divertidos.

Não é segredo algum que na tv, nas lojas, no shopping ou pela internet podemos achar brinquedos de todos os materiais, cores e finalidades; muitos deles em sua descrição falam sobre a promessa de entreter e divertir as crianças.

Isso pode soar legal, mas o problema é que os nossos filhos estão crescendo acostumados com brinquedos que, com bateria, podem fazer de tudo e não precisam de um mínimo movimento para a criança interagir. Estes, além de ser caríssimos não tem as caraterísticas próprias para ajudar a desenvolver as habilidades necessárias que os nossos filhos precisam.

Más então, o que são os brinquedos educativos?

A característica principal dos brinquedos educativos é que eles não brincam por si só. Um brinquedo educativo é aquele que precisa da criança para virar divertido.

Vamos entender um pouco melhor esse conceito; brinquedo educativo é aquele que deixa a imaginação dos nossos filhos voar longe, que pede esforços maiores do que apenas ligar um botão; aquele que precisa de movimento e atenção; o mesmo que pode ser brincado pelos pais, irmãos, amigos e cuidadores.

Os brinquedos educativos são o instrumento pelo qual os nossos pequenos começam a conhecer o mundo e a serem estimulados pelos seus próprios gostos e habilidades; desenvolvem a sua personalidade e a criatividade; criam laços familiares e sociais, aprendem a se conhecer como indivíduos e conseguem se colocar no lugar do outro.

Porque meu filho precisa de brinquedos educativos?

Se ainda ficou com dúvida sobre os benefícios dos brinquedos educativos; vamos listar aqui quatro motivos importantes para você considerar ter alguns brinquedos em casa.

Os benefícios não são só para as crianças, mas sim para a família toda; e ao longo prazo para a sociedade em geral.

Imaginação:

Os brinquedos educativos trabalham com a imaginação. Imaginar é uma atividade natural do ser humano e em especial das crianças. A imaginação está relacionada com a criatividade e depende muito do estímulo que os nossos pequenos recebem para desenvolver estas habilidades em futuras fases da vida. Segundo o blog Minuto Psicologia, hoje as nossas crianças estão apresentando dificuldades no desenvolvimento da linguagem e na criação de textos por causa da falta de imaginação; é preciso então incentivar as brincadeiras criativas e a constante imaginação por meio de estímulos divertidos e educativos.

Desenvolvimento:

No post anterior, escrito pela nossa Terapeuta Ocupacional Luciane Padovani, falamos sobre a Importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos educativos ajudam a desenvolver as 4 habilidades mais importantes das crianças em suas diferentes fases de crescimento; Começando pela habilidade motora, fina e grossa, a qual é responsável por atividades como gatinhar, caminhar, escrever e até bordar. Passando pela habilidade cognitiva, que trabalha com a memória e o planejamento do futuro; assim como a emocional e social; onde é possível desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro e reconhecer as próprias emoções.

Brinquedos educativos e família:

Além de ajudar a desenvolver a imaginação e as habilidades das crianças; os brinquedos educativos são mais um motivo para compartilhar momentos com os filhos e unir a família toda.

Desenvolvimento da criança não é só tarefa de cuidadores ou de brinquedos inteligentes. O processo de aprendizado das crianças está ativo o tempo todo, isso significa que eles estão consumindo as informações 24 horas do dia. O tempo compartilhado, os mimos, as brincadeiras e lembranças são a base para educar filhos felizes, confiantes e amorosos.

Brinquedos educativos e consumo responsável:

A grande maioria dos brinquedos educativos são de origem artesanal; fabricados por empresas familiares, e feitos com materiais sustentáveis como madeira de reflorestação, espuma e feltro. Os brinquedos educativos oferecem mais benefícios do que os brinquedos tradicionais; além de semear nas crianças e nos pais, consciência sobre o cuidado da natureza, responsabilidade social e ambiental.

Sabemos que a partir do momento que viramos pais e mães, a nossa preocupação maior é a de criar os nossos filhos do melhor jeito possível. Proporcionar para eles a melhor educação, a melhor infância, e as melhores lembranças no processo de criação é muito importante para o desenvolvimento pessoal deles.

Os brinquedos educativos serão então aliados perfeitos para ajudar você e seus filhos nessa longa caminhada cheia de desafios; que serão também os melhores momentos das nossas vidas. Se você quer conhecer mais sobre os brinquedos educativos fica ligado no blog da Pikoli e nas nossas redes sociais, onde estaremos escrevendo sobre dicas, eventos e muito conteúdo sobre o universo do desenvolvimento infantil.