Quando pensamos em presentear nossos filhos com brinquedos, o nosso objetivo principal é marcar de forma positiva a infância deles, conseguir com que construam lembranças divertidas e ao mesmo tempo ajudem ao desenvolvimento infantil. Hoje no blog da Pikoli vamos apresentar algumas dicas de brinquedos educativos ótimos que ajudam a desenvolver as habilidades do seu filho segundo a idade.

Brincar é umas das principais atividades dos nossos filhos. É através das brincadeiras que eles aprendem a conhecer o mundo ao seu redor. É por esse motivo que devemos prestar bastante atenção no tipo de brinquedo que queremos dar para nossos filhos. Muitas vezes aquele mais caro ou mais colorido que aparece na tv pode não estar ajudando no desenvolvimento pessoal deles.

Brinquedos educativos são muito mais do que diversão, eles são ferramentas que ajudam ao desenvolvimento dos nossos pequenos, são os brinquedos que ajudam as crianças a crescer e se desenvolver como seres humanos.

Os brinquedos educativos certos para cada idade

Dos 0 aos 3 meses

Se na sua família chegou ou está por chegar um pequenino, a estimulação e as brincadeiras são tão importantes quanto simples. Nesta fase, a principal necessidade do seu bebê é a companhia e os cuidados. Atividades como ouvir música, falar com ele, sorrir para ele, pegar no color, agarrar o dedinho, são além de gratificantes, muito estimulantes para ele e ajudam também na conexão com os pais.   

Nesta etapa da vida os brinquedos que ajudam na estimulação são os móbiles de cores contrastantes.

Dos 3 aos 9 meses

Nesta etapa do desenvolvimento os bebês já conhecem suas próprias mãos, e conseguem agarrar os objetos que lhe são apresentados.

Alguns brinquedos educativos que podem ajudar nesta etapa são:

Dos 9 aos 12 Meses

A partir dos 9 meses, os bebês têm uma capacidade maior para conhecer tudo que podem ver, tudo é novo para eles e estão com total disposição para não deixar nada passar. Para esta etapa os melhores brinquedos educativos são:

Dos 12 aos 24 Meses

A partir do primeiro ano de vida, (ou um pouco antes) os bebês conseguem entender a ideia de causa – efeito através da experiência, isso quer dizer que eles já sabem o que vai acontecer quando produz alguma ação, exemplo: Ele já entendeu que se bater ou mexer algum brinquedo ele vai produzir algum som. Nesta etapa da vida a aprendizagem é feita através dos sentidos. Brinquedos ótimos para estimular os aprendizados são:

A partir dos 2 anos

Chegar aos 24 meses de vida é uma grande conquista para o seu pequeno, pois é aqui onde ele conseguira desenvolver muitas capacidades de desenvolvimento motor (começa a andar) e também cognitivo (aprende a brincar de faz de conta). Nesta etapa é importante então promover as brincadeiras simples de faz de conta, como por exemplo brincar de comer coisas imaginárias ou imitar as rotinas dos seus pais ou cuidadores. Para esta etapa recomendamos os seguintes brinquedos:

A partir dos 3 anos

Com o desenvolvimento de habilidades linguísticas, as crianças a partir dos 3 anos desenvolvem a sua capacidade cognitiva, além de imitar o que fazem as pessoa ao seu redor, conseguem se comunicar e gostam de interagir com outras crianças. Os brinquedos educativos essenciais para esta idade são:

Dos 4 aos 6 anos

Quem já passou por esta fase de idade dos filhos sabe que é aqui onde eles ficam ainda mais espertos falam mais, jogam mais, tem energia para tudo, e a sua criatividade está no nível mais alto. Por isso devemos alimentar essa energia e imaginação com brinquedos e brincadeiras que dê a eles as ferramentas para um desenvolvimento adequado.

Alguns brinquedos são:

A partir dos 8 anos

A partir dos 8 anos, as crianças têm a sua personalidade formada e seus gostos por brinquedos e temas são específicos. São ótimos brinquedos que ajudam a desenvolver habilidades cognitivas e motoras finas, também jogos de mesa, que reforçam as relações interpessoais e a amizade.

Se você quer saber ainda mais sobre o mundo do desenvolvimento infantil e os brinquedos educativos, fique de olho nas nossas redes sociais, onde tem dicas valiosas para ajudar no desenvolvimento dos seus filhos.