Trouxemos quatro habilidades que certamente seus filhos desenvolveram e/ou vão desenvolver brincando.

Diga que existe coisa mais linda e gratificante, do que chegar em casa depois de um dia corrido e se deparar com a cena de uma criança em sua plena inocência brincando, sentada no chão com seus brinquedos e toda sua alegria e imaginação solta naquele espaço. Acredito que não veio nada melhor em sua mente né?!

Pois é, seus filhos certamente estão ali em um constante desenvolvimento de aprendizado, que é gerado através de todas as brincadeiras e brinquedos que diretamente estimulam todas as habilidades que nós adultos já temos, e que adquirimos da mesma forma sem percebermos.

Trouxemos quatro habilidades que certamente seus filhos desenvolveram e/ou vão desenvolver brincando.

Raciocínio

Um dos desenvolvimentos na infância é o raciocínio, através das diversas brincadeiras em conjunto ou mesmo sozinhas, as crianças conseguem aos poucos desenvolver o entendimento de como vestir seus bonecos, de qual forma é melhor montar sua casinha ou sua pista de corrida, de como montar o melhor time para uma disputa, dentre tantas outras formas em que o raciocínio lógico entra em ação nas diversas maneiras de brincar. E é claro, que a sua presença em determinadas brincadeiras poderá ajudar e muito nesse desenvolvimento. É claro, que a sua presença em determinadas brincadeiras poderá ajudar e muito nesse desenvolvimento.

Imaginação e Criatividade

Sem dúvidas uma das maiores habilidades adquiridas na infância é a imaginação e a criatividade, e é nesse desenvolvimento que as crianças flutuam em um universo ‘mágico’, onde tudo é possível, onde elas são o que quiserem tornando suas brincadeiras totalmente  livres, e para essa fase ser desenvolvida de forma saudável é necessário brinquedos e brincadeiras que trazem essa imaginação a tona.

Junto da imaginação vem a criatividade, que é onde a criança vai conseguir assimilar coisas que conhece e trazer para sua brincadeira ou história.

Lembrando que nesse desenvolvimento, é bom que você permita que seu filho se conecte com a brincadeira de uma forma mais livre, onde ele consiga sozinho assimilar e inventar seu mundo.

Linguagem

A linguagem se faz necessária quando a criança percebe que precisa se comunicar com as outras crianças, com seus pais e o resto do mundo, ela precisa ser interpretada de forma com que sua comunicação não fique somente em palavras, mas também em sua linguagem corporal, que em primeira fase é a que mais se faz presente. E para esse desenvolvimento existem muitas formas de estímulo, tanto em brincadeiras quanto em brinquedos sólidos, que ajudaram nesse exercício de linguagem corporal e fonética.

Coordenação Motora

As brincadeiras em geral são as responsáveis no desenvolvimento da coordenação motora de seus filhos, pois é nela que as crianças têm o contato direto com o segurar, operar seus brinquedos, movimentá-los. E não é somente em brincadeiras ‘convencionais’ que essa coordenação aparece, em práticas como pintura, dança, e outros tipos de artes também afloram essa habilidade.

Então quanto mais você estimula seu filho a se desenvolver através de brincadeiras e arte, mais ele dominará sua coordenação ao longo do tempo.

Lembre-se sempre que brincar é a prática mais saudável que você pode proporcionar aos seus filhos, incentivando sempre a brincadeira saudável. Evite aparelhos eletrônicos excessivamente, e sempre que possível junte-se a eles e aproveite cada minuto que puder.

Porque brincar é coisa séria!