Para você que é mãe/pai e está se perguntando o que seria esse método Waldorf e como ele pode ser extremamente importante para seus filhos, não se desespere, muitas pessoas como você ainda não descobriram o método mais apaixonante na hora de ensinar e estimular as crianças.

O método Waldorf foi desenvolvido em 1919 pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, e este é baseado na antroposofia, que significa “sabedoria humana” em grego. É baseado em humanismo, um método que propõe ao homem a aceitação de que nós seres humanos somos mais do que simplesmente espíritos e matéria, mas sim, um ser dotado de inteligência, sentimentos complexos e sensações físicas.

Algumas escolas no mundo todo adotaram este método, e acreditam que através deste entendimento humano, o contato com o mundo e suas inter relações durante a vida serão ainda mais conectadas, principalmente nos dias de hoje, onde os aparelhos eletrônicos estão entrando ainda mais em cena, sendo usados na distração das crianças e muitas vezes no próprio ensino.

Nessas escolas o desenho livre, as rodas de músicas, a contação de histórias, cozinhar e o simples brincar fazem parte de um contexto geral do ensino, onde desenvolvem nas crianças a coordenação motora, a convivência social, a linguagem corporal e fonética dentre outras habilidades que de alguma forma irá aflorar nesse contato direto com essas atividades.

Mas agora talvez você esteja se perguntando, “onde está a co-relação deste método com os brinquedos ?”

Os brinquedos em geral fazem parte total na vida de uma criança, e para combinar com esse método de Waldorf que visa esse contato humano e essa percepção mais humanizada, os brinquedos deste método seguem a  mesma ideia, ou seja, são confeccionados com materiais naturais, como madeira, lã, argila dentre outros.

Acreditando que esse contato com materiais simples, e que estão presentes em nosso cotidiano, as crianças possam aflorar muito mais a imaginação, com brincadeiras espontâneas, despertando todo o potencial lúdico que nelas existem.

Um método que traz a experiência maravilhosa da criança ser e brincar com o que quiser, sem rótulos e sem expectativas de algo ou alguém, simplesmente brincar e se expressar de maneira mais humana, mais intuitiva.

Brinquedos deste método não só despertam o brincar, mas sim, desencadeiam uma lição de amor próprio e amor aos outros, comprometimento e sem deixar de lado a liberdade criativa, que sem dúvidas é o lado mais lindo de ser uma criança!