Os brinquedos educativos em geral, vem tomando força nos últimos anos, entrando como fatores primordiais quando o assunto é a criação e formação ideal de nossos filhos. Estes brinquedos estão ou deveriam estar cada dia mais implementados na educação de nossas crianças, tanto nas escolas quanto em casa.

Através dessa crescente em procura por esses brinquedos, vem um questionamento na cabeça de muitas pessoas. Será que existe um momento correto para usar esses brinquedos?

Já ressaltamos algumas vezes aqui a importância dos brinquedos educativos, e o trabalho extraordinário quando se une esses brinquedos com a educação de nossos filhos. Agora viemos falar sobre esse equilíbrio, e o que é necessário levar em conta na hora de educar as crianças da melhor maneira, brincando!

Primeiramente um dos fatores primordiais, é entender que para cada fase da vida de uma criança é necessário o uso correto de algum brinquedo ou brincadeira, sejam eles brinquedos educativos ou pedagógicos.

Assim como nós adultos, as crianças também estão aprendendo constantemente com a vida no geral, mesmo não estando na escola ou fazendo seus deveres de casa. A diferença é que as crianças estão na fase de descoberta e na construção de ideias, e para isso devemos saber dosar o uso dos brinquedos junto a educação, e saber usá-los corretamente para que o desenvolvimento seja completo e atinja exatamente os objetivos que esses brinquedos propõem para elas.

Algumas escolas já vêm adotando dia após dia o uso dos brinquedos educativos em seu método de ensino, e isso de forma alguma é errado. O brinquedo na hora das atividades escolares ajudam na maior parte do tempo, prendendo a atenção da criança naquele exercício, diminuindo distrações, pois para ela aquilo faz parte da brincadeira, ela aprende e se desenvolve no divertimento.

Então acreditamos que não exista contra indicação sobre esses brinquedos em especial, mas cabe a você papai ou mamãe saber em quais momentos e ocasiões devem utilizar esses brinquedos, isso não se aplica a uma regra específica, vai de acordo com seu feeling e tática de ensino.

O mais importante é que seus filhos estejam se desenvolvendo de acordo com sua idade, de forma que eles entendam que estudar e fazer os seus deveres não implica em suas brincadeiras,e assim desenvolvem mais uma habilidade a paciência, pois irão entender que tem hora pra tudo!