Hoje comemoramos o dia de um dos objetos mais especiais para a evolução humana até hoje, que trouxe vida e criatividade para todos nós, o dia do livro.

No decorrer de séculos a leitura se fez presente na vida e na história de muitos povos, grandes escritores viveram entre nós, deixando sua marca registrada para sempre em suas folhas e suas palavras.

No decorrer dos anos, com a vinda avassaladora da internet e informações vindas rapidamente de todo lugar, o hábito da leitura foi se perdendo e hoje podemos observar que infelizmente nas salas de aulas os alunos não se interessam mais pela leitura, a pesquisa e o treinamento do pensar para solucionar um problema.

Muito pelo contrário, com a facilidade na palma de nossas mãos, as crianças e jovens em especial não se importam com a busca pelo conhecimento, querem decorar o quanto antes para assim conquistarem provas e exames sem muito esforço.

Mas para o dia de hoje preparamos para vocês, algumas dicas que certamente vão te ajudar nessa missão que se tornou tão difícil na vida de seus filhos, a leitura e a paixão pelos livros.  

Vem, aproveite as dicas e ajude seus pequenos nessa!

Locais e horários

Procure locais sem barulho, sem objetos como televisão e outros aparelhos eletrônicos perto para evitar as distrações dos seus filhos. Busque também entender as horas em que seus filhos não estejam agitados, com calma e dedicação as coisas fluem melhor.

Leve eles a bibliotecas e livrarias

Não existe estímulo melhor que ao levar seus filhos a um passeio despretensioso, você se depara com uma biblioteca ou livraria e entre com eles. Mostre o quão encantador pode ser esse espaço, demonstre o quanto é fantástico um lugar que guarda tantas histórias diferentes, esperando para serem lidas.

Tornar diária a leitura

Ao identificar um lugar bacana para leitura, e entender o melhor horário para isso acontecer, crie um hábito de leitura, sem precisar forçar-los obviamente. Mas no decorrer dos dias implantar sem que percebam essa rotina.

Variedade de histórias

Não deixe esse hábito cair na rotina do marasmo, e ficar algo mais como uma obrigação do que prazer pela leitura. Varie os livros, mude as histórias e seus gêneros, opte por livros menores no começo, para que assim, a criança não enjoe e perca o foco.

Converse com eles após a leitura

Após terminarem o livro, é importante que você converse com eles sobre a história, como eles entenderam ela, o que sentiram através daquela leitura. Sua participação nesses momentos é fundamental para um estímulo maior à leitura.

Seja leve

Conforme a leitura for acontecendo, obviamente que ocorrerá alguns errinhos de pronunciação. Não os corrija na hora, tente a autocorreção, muitas vezes é melhor ele entender sobre o que aquela palavra se trata do que o simples fato de pronunciá-la corretamente. Com o tempo as palavras vão ficando mais intimas de seu vocabulário, e logo não será problema.

Nunca esqueça que para seus filhos você sempre será o maior exemplo a ser seguido, seja um leitor ativo e mostre com veracidade a importância da leitura para todos nós. Não esqueça de verificar as indicações de faixa etária dos livros, assim a leitura sempre será mais segura.

Agora pegue um livro e divirtam-se! 🙂