Não é de hoje que sabemos a importância da preservação do meio ambiente, e a importância de um contato direto sempre com respeito do ser humano com a natureza e seus habitantes.

E ensinar os nossos pequenos desde cedo a preservar a natureza e mostrar a importância que ela tem em nossas vidas não é uma tarefa fácil, principalmente nos tempos de hoje, quando em sua grande maioria as crianças já nascem na chamada “selva de concreto” e quase não conhecem o mundo lá fora.

Uma pesquisa realiza a um tempo atrás, mostrou que o Brasil está em terceiro lugar no ranking de países onde crianças não têm um contato direto e frequente com a natureza.

Esse dado pode nos trazer muitas consequências catastróficas futuras, falando tanto como em sociedade, quanto pessoal, para a construção evolutiva dessas crianças.

E hoje para comemorarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos dar dicas e alertas importantes para vocês, que são pais que desejam uma educação mais humanitária e mais sustentável para seus filhos.

Na escola

É de extrema importância que nas escolas os professores passem a seus alunos a importância de cuidar da natureza e o respeito que todos devemos ter com ela, mas ir além das salas de aula, também faz muita diferença na educação das crianças.

Brincadeiras ao ar livre, sempre com uma pegada consciente, como mexer na horta, é uma grande forma de ensinar um pouco sobre a importância do plantar, colher e mais do que tudo preservar aquele e todos os outros espaços.

Os professores na fase em que nossos pequenos estão, tem muita importância, e podem com toda certeza trazer assuntos relevantes e ensinamentos que certamente terá grandes feitos na vida adulta dessas crianças.

Sempre pensando numa construção de dentro para fora, ensinando na teoria e na prática maneiras de proteger o bem mais precioso da humanidade, a natureza.

Na Família

Os fins de semana sempre são uma alegria para a família, que sempre arruma alguma coisa para fazer e sair de casa para se divertir, mas sempre acabamos indo para lugares fechados, como shoppings, parques de diversão, no máximo uma piscininha no club.

Que tal começarmos a apresentar mais a natureza para nossos filhos ? Isso mudará desde cedo a forma com que eles enxergarão ela.

Seja o maior exemplo de respeito, leve-os para passeios em parques florestais, trilhas, sítios e fazendas onde possa ter o contato com animais também.

É com toda certeza que posso afirmar, que será um passeio inesquecível, cheio de aventuras e diversão, tanto para as crianças quanto para você, garanto.

Além disso o ensinamento dentro de casa é muito importante também como, a importância do reciclar os materiais que usamos no dia a dia, ensinamentos como nunca jogar coisas no chão, sempre no lixo, trazer hábitos para as crianças desde cedo é uma ótima e eficaz forma de educá-los sustentavelmente.

Sentidos desenvolvidos

Quando a criança possui esse contato direto com a natureza acreditamos que ela desenvolve ainda mais seus sentidos naturais, além de adquirir uma consciência de sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente muito maior que outras que ainda não despertaram esse contato.

Sentidos como sensorial, físico e espacial são os mais desenvolvidos através desse contato.

Sensorial: vem através do contato com diferentes cores, texturas e cheiros.

Físico: a criança precisará se mover em diferentes espaços, com dificuldades e obstáculos naturais, através disso desenvolverá ainda mais o equilíbrio de seu corpo.

Espacial: Acabará por perceber que o mundo é muito grande, e que não se limita a paredes de  concreto, desenvolvendo a curiosidade pelo desconhecido e entender as diferenças que encontramos no decorrer da vida, melhor adaptação às situações.

Então aproveite as dicas e sugestões que mostramos aqui, e leve seus filhos para conhecer o natural de se viver bem, ensine-o a amar e respeitar todos os seres desse mundo.

A responsabilidade de um futuro melhor está nas mãos de nossos filhos, e precisamos todos os dias educá-los para isso.