Com as férias chegando ao fim, é hora de começar a preparar os pequenos para a volta às aulas, tarefa que nem sempre é fácil, mas que também não precisa ser traumática, nem para a criança, nem para os pais.

Com um pouquinho de planejamento e algumas regras simples, é possível voltar à rotina e ter um semestre produtivo e cheio de novos aprendizados. Confira algumas dicas que podem te ajudar a tornar tudo muito mais fácil: 

Restabeleça as rotinas de sono

​​Nas férias é normal que as crianças passem a dormir um pouco mais tarde ou que acordem fora do horário normal. Logo, reajustar essa rotina de sono é fundamental para que não haja estresse no primeiro dia de aula ou que a criança não tenha seu rendimento prejudicado por causa do sono. O ideal é começar a retomar essa rotina noturna 15 minutos por noite, até que o horário tenha sido devidamente ajustado. Lembre-se: pequenos ajustes são muito mais fáceis de serem adotados do que as mudanças repentinas e drásticas.

Reduza o tempo de TV e os videogames

Para que a rotina de sono volte ao normal, talvez seja necessário reduzir o tempo disponível para TV e videogames. Portanto, estabeleça algumas regras e horários, sempre evitando que eles coincidam com o período em que a criança deverá estar na escola. Assim, você evita a associação de que é a escola que a impede de jogar seu jogo preferido ou de assistir o que ela gosta.

Revise o material escolar e demais informações

Muitas escolas enviam para casa algumas informações relevantes sobre a volta às aulas, como horários das atividades extracurriculares e outras possíveis mudanças que possam vir a ocorrer. Certifique-se de ler cuidadosamente essas informações e também aproveite para conferir como está o material escolar. Veja se alguma coisa se perdeu ou está em mal estado de conservação e convide a criança para ir com você comprar o que for necessário. 

Organize-se

A melhor maneira de se preparar para o período escolar é se organizando para ele. Por isso, separe um local na sua casa para guardar tudo o que for importante, como comunicados, documentos, lições de casa, autorizações especiais, etc.  Isso ajuda a evitar o estresse de ter que procurar por papéis específicos toda vez que um documento for solicitado e precisar ser entregue.  

Esteja presente no primeiro dia

Nada dá mais segurança para as crianças do que a presença de seus pais. Portanto, programe-se para que você possa estar lá neste dia, acalme os medos que possam ter, enfatize os pontos positivos (encontrar os amigos, conhecer novos colegas, se envolver em seus esportes e atividades favoritos), enfim, incentive ao máximo para que elas curtam esse momento. 

Através da preparação e organização, você pode garantir que o seu filho tenha uma transição suave e a retomada das aulas ocorra de maneira tranquila e prazerosa para pais e filhos.