Numa era plenamente tecnológica como a que vivemos, você pode ter sido atraído pelo questionamento do nosso título e pensado: de fato, tem tanta coisa mais moderna hoje em dia. Por que optar por um brinquedo de madeira? 

Pois saiba que os motivos são os mais diversos e, para que possamos iniciar uma reflexão em torno do assunto, listaremos alguns deles aqui:

Ajudam a desenvolver habilidades motoras

Por serem mais pesados, os brinquedos de madeira ajudam a desenvolver as habilidades motoras finas, principalmente em crianças com distúrbios sensoriais, já que é necessário um esforço maior – e maior consciência corporal – para que as peças se movimentem.

Ensinam conceitos de distância e posicionamento

Equilibrar blocos de madeira para construir casas ou torres, por exemplo, exigem um cuidado extra para que todas as peças sejam colocadas de forma a não derrubar as anteriores. Esse esforço permite o desenvolvimento de conceitos como distância e posicionamento, já que a criança passa a compreender orientações importantes, como embaixo, em cima, ao lado, atrás, em frente, etc. E tudo isso irá ajudar na coordenação entre mão e olho. 

São seguros

Quando você adquire brinquedos de madeira em lojas de confiança, pode ter a certeza de que esses objetos foram projetados para serem totalmente seguros. Isso significa que eles não irão quebrar facilmente, não conterão ingredientes ou tintas tóxicas e serão produzidos com matérias-primas naturais. Por isso, os pais podem ficar tranquilos que, mesmo que as crianças levem os produtos à boca, não haverá risco de cortes, contaminação ou intoxicação. 

São duráveis

Sejamos sinceros, muitas crianças – especialmente as mais novas – não costumam ser muito cuidadosas com seus brinquedos. Por isso, peças perdidas ou quebradas são uma realidade com a qual você, cedo ou tarde, terá que lidar. A boa notícia é que essas quebras serão bem menos frequentes nos brinquedos de madeira, o que possibilita que eles sejam passados de geração em geração. Isso sem falar que eles são extremamente fáceis de limpar. 

Nunca saem de moda

Não importa o quanto a tecnologia tenha avançado, os brinquedos de madeira nunca perderam espaço nas prateleiras. Alguns se mantém no mercado há décadas, tendo feito parte da infância dos seus pais, avós e até bisavós. Claro que os layouts e cores podem ter sofrido alguma alteração ao longo dos anos, mas a essência permanece. E permanecerá sempre, graças aos benefícios reais que apresentam.

E você, teve algum brinquedo de madeira que marcou sua infância? Compartilha com a gente.