Aproveitando a proximidade com o Dia das Crianças, você já se perguntou como a data é celebrada em outros países? Será que é sempre no dia 12 de outubro?

Pois a gente ficou com essa dúvida, foi pesquisar e trouxe algumas particularidades bem interessantes. Por exemplo: em alguns lugares, o Dia das Crianças é considerado um feriado oficial e as crianças tiram o dia de folga da escola. Já em outros, a data é usada principalmente para aumentar a conscientização sobre problemas como educação, saúde e bem-estar infantil. 

Quer saber mais? Confira abaixo:

China

O Dia das Crianças é muito popular na China e celebrado em 1º de junho. 

Neste dia, as crianças vão a parques e áreas públicas para participar de competições, jogos, shows e shows organizados pelo governo e por voluntários públicos. Esses festivais são realizados em toda a China e o acesso a todas essas áreas é totalmente gratuito. Os pais também são incentivados a passar o tempo com suas famílias durante todo o dia.

Reino Unido

No Reino Unido, o Dia das Crianças é celebrado em 13 de maio e é mais focado nos direitos e no bem-estar dos jovens. As famílias são convidadas a realizar atividades em suas comunidades, como participação em ligas esportivas, organização de captação de recursos para organizações de caridade e comunicação de uma mensagem de inclusão. 

Japão

Como uma das celebrações juvenis mais antigas do mundo, o Dia das Crianças no Japão (Kodomo no hi) é realizado todo dia 5 de maio e é considerado um dos feriados mais importantes do país. Antigamente, a data simbolizava o Dia dos Meninos. Já as meninas, comemoravam seu dia em 3 de março. Para comemorar, uma variedade de doces é servida, como o Kashiwa mochi, um tipo de bolo de arroz recheado com geleia de feijão. As famílias também erguem bandeiras com a forma de carpa, que simboliza força e sucesso.

Koinobori (鯉幟 literalmente, Bandeira de Carpa’) é um costume do povo japonês de comemorar o Dia dos Meninos no dia cinco de maio hasteando birutas em forma de carpa.

Índia

A Índia comemora seu Dia das Crianças em 14 de novembro. Professores e alunos trabalham juntos para criar várias atividades, como jogos e shows, e as crianças são incentivadas a usar roupas coloridas. Após uma grande celebração no final do dia escolar, as famílias costumam passar algum tempo juntas, saindo para um passeio ou preparando uma grande refeição em casa.

Estados Unidos

Ao contrário de outros países, os Estados Unidos não têm uma celebração nacional do Dia das Crianças. No entanto, existem muitos eventos regionais e municipais que comemoram a data, cada um num dia diferente.

Turquia

O Dia Nacional da Soberania e da Criança é comemorado em 23 de abril.

Nesta data, as crianças tomam assentos no Parlamento turco e governam simbolicamente o país por um dia. Além disso, vários festivais acontecem em todo o país voltados especialmente para os pequenos.

Foto: http://www.anews.com.tr/

E aí, o que você achou? Qual pareceu mais interessante ou diferente do que o que temos aqui?

Conta aí nos comentários 🙂