No mês passado, nós falamos aqui no blog sobre os cuidados que os pais devem ter com a exposição exagerada das crianças ao mundo digital, com celulares, tablets, smart TVs, etc.

Agora, o Google lançou por aqui uma nova ferramenta que pode ser uma excelente aliada nesse controle, o Google Family Link

Lançado no ano passado nos Estados Unidos, o aplicativo permite que os pais monitorem e gerenciem o smartphone ou tablet Android de seus filhos, definindo limites de tempo de uso, aprovando ou bloqueando os downloads de aplicativos na Play Store e até rastreando a localização do dispositivo.

Isso mesmo!!

Através do Family Link você consegue definir um limite diário de uso do smartphone por dia e também delimita, por exemplo, a hora de dormir, desligando o dispositivo automaticamente naquele horário. Além disso, você pode impedir compras e conteúdo pago em um determinado aplicativo, evitando, entre outras coisas, compras de recursos extras em jogos. 

Aliás, o controle no download de aplicativos é um ponto muito interessante do Family Link. 

A gente sabe como é difícil  monitorar o que as crianças estão fazendo no celular e, principalmente, acompanhar as especificações de cada app, para saber se ele é ou não adequado para aquela faixa etária. 

Pelo Family Link, toda vez que seu filho tentar baixar um aplicativo, o seu dispositivo receberá uma notificação com o nome do aplicativo, seu editor, o número de downloads acumulados e demais informações relevantes. A partir daí, é você quem escolhe se irá aprovar ou negar o download.

A novidade também permite definir restrições sobre como as crianças navegam na web. Os controles incluem filtros para sites maduros, embora o Google reconheça que alguns sites ofensivos ainda possam passar. Você também pode bloquear e permitir sites específicos, baseado no que você acredita ser adequado para o seu filho.

Num momento em que até os adultos estão lutando para gerenciar seu tempo de tela em aplicativos populares como Instagram, Facebook, YouTube e outros, a novidade do Google pode ser um importante aliado para que nossas crianças consigam desenvolver uma relação mais saudável com a tecnologia, sem perder o contato com coisas ainda mais importantes como a natureza, os brinquedos reais e as pessoas de verdade. 

Para instalar o app no celular do seu filho, ele precisa ter um dispositivo Android, com o sistema operacional Android 7.0 (Nougat) ou superior. Já os pais podem executar a ferramenta em dispositivos com o Android 4.4 (KitKat) ou superior e em iPhones com o iOS 9 ou superior.