As férias de verão estão chegando. E aí, você já montou um cronograma de atividades para manter a galerinha entretida e ocupada durante esse período?

As férias de verão estão chegando. E aí, você já montou um cronograma de atividades super fáceis e simples para manter a galerinha entretida e ocupada durante esse período?

Pensar em algumas coisas diferentes é importante para evitar que os pequenos passem muito tempo em frente à tv ou no celular, o que não é nada bom para a saúde mental ou física deles, conforme já falamos em outro texto por aqui.

A boa notícia é que as opções são – literalmente!! – infinitas e exigem apenas um pouco de organização e criatividade. Mas, se você já esgotou a sua, não se preocupe!! Nós estamos aqui justamente para te ajudar.

Separamos uma lista com coisas que você pode fazer com a criançada durante esse período, todas bem fáceis e simples, para movimentar o dia a dia deles e ainda estimular suas habilidades já existentes ou, quem sabe, desenvolver novas.

Confira:

Sorvete artesanal

Difícil encontrar uma criança no mundo que recuse um bom sorvete num dia quente de verão. Logo, fazer sorvete em casa pode ser uma ótima atividade em família. Além disso, é possível optar por receitas saudáveis, que enriqueçam a alimentação e incentivem o consumo de frutas. O charme ficará ainda maior se, depois de finalizado, os sorvetes forem colocados num legítimo carrinho de madeira multicolorido, para ser oferecido aos “clientes”. 

Acampamento no quintal

Está difícil de separar um tempo livre para atividades fora de casa? Então faça um acampamento no seu quintal. As crianças vão adorar e você pode usar tendas coloridas ou mesmo estender alguns lençóis para compor as barracas. 

Experiências científicas

Se seu filho não é muito interessado por brincadeiras em grupo ou atividades físicas, não tem problema nenhum. Estimule sua curiosidade com experimentos científicos divertidos. Dá para construir sua própria estação de tratamento de água, por exemplo, ou seu próprio vulcão, já pensou? Até os adultos vão se divertir nessa! 

Horta caseira

Ampliar o contato das crianças com a natureza é sempre uma boa. Melhor ainda se isso ajudá-las a desenvolver novos hábitos alimentares. Pensando nisso, que tal aproveitar o verão para ensinar seus filhos a plantar? Plante algumas verduras ou vegetais em seu canteiro ou monte uma horta vertical, se você tiver pouco espaço. As crianças vão criar o hábito de regar os vasinhos todos os dias, irão acompanhar seu crescimento e, mais tarde, você pode preparar uma refeição com o que foi colhido.  

Exposição de arte

Reúna a criançada e seus amigos em casa e promova uma exposição de arte. Junte caixas de lápis de cor, giz de cera, tinta guache, o que você preferir, distribua para as crianças e deixe-as criar suas próprias obras. Você pode distribuir folhas em branco, cartolinas, ou deixar tudo bem profissional com um kit de pintura, que conta até com um cavalete. Depois, separe um local, exponha o que foi criado e abra para visitação, convidando os demais pais para irem conferir a mostra. 

Vídeo

Faça um vídeo para registrar os melhores momentos das férias. Pegue uma câmera (ou o celular) e peça para os pequenos registrarem tudo que eles acharem interessante. Dá pra fazer programa de entrevistas, vlogs do dia a dia, um jornal diário, e o que mais a imaginação mandar. No final das férias, reúnam a família e assistam juntos a tudo que foi criado. 

O que achou das ideias?

Boas férias a todos!!