Se você também pretende cair na folia, é importante tomar alguns cuidados com a saúde e a segurança dos pequenos. Confira as nossas dicas.

Nesta semana tem início uma das maiores festas populares do país: o Carnaval! Em muitas cidades acontecem matinês e bailes especialmente realizados para crianças, mas é muito comum também que famílias inteiras saiam para curtir juntas a folia de rua, por exemplo.  

Se você também pretende curtir o Carnaval com crianças, é importante tomar alguns cuidados com a saúde e a segurança dos pequenos. Confira as nossas dicas:

Não se esqueça da hidratação

Como fevereiro costuma ser um mês de muito calor, é fundamental oferecer muita água para as crianças ao longo do dia, para não descuidar da hidratação. Principalmente se a festa for ao ar livre e o sol estiver muito forte.

Abuse do protetor solar

Falando em sol, o protetor solar também é item indispensável na nécessaire do Carnaval. E não vale só passar antes de sair de casa, viu? Para garantir que as crianças (e você também) estão realmente protegidas, é preciso reaplicar o produto de duas em duas horas. Se a festa for em algum local com piscina, ou se você for à praia, a reaplicação deve ser feita sempre após a saída da água.

Evite lugares com som muito alto

Ficar muito perto das caixas de som pode ser extremamente prejudicial para a audição das crianças. Por isso, evite locais com som muito alto ou mantenha-se a pelo menos 15 metros de distância das caixas acústicas. Em último caso, protetores auriculares também são bem-vindos. 

Busque informações sobre o local da festa

Se a ideia é ir em alguma festa promovida em um clube ou algum outro local fechado, procure saber se o local já promoveu festas parecidas em anos anteriores e converse com pessoas que já estiveram lá, para saber se tudo funcionou. Se possível, também busque informações sobre a segurança do ambiente, como laudos e alvarás para a realização do evento.

Use pulseiras de identificação nas crianças

É importante que tanto as crianças quanto os adolescentes possuam pulseiras de identificação, com seu nome, o nome dos responsáveis e um telefone para contato. Isso ajudará a evitar problemas caso alguém se perca durante o evento. 

Defina pontos de encontro

Se as crianças já forem mais velhas, uma medida que pode ser bem útil também é estabelecer pontos de encontro, caso a família se separe ou as crianças queiram ir para a pista de dança, por exemplo, enquanto os pais ficam sentados com outros pais. 

Aposte em fantasias confortáveis

As fantasias são um item quase indispensável durante as festas de carnaval, mas é fundamental que os pais participem do processo de escolha, ajudando as crianças a optarem por tecidos confortáveis e não muito sintéticos, para evitar alergias e facilitar a transpiração. Os sapatos também devem ser adequados para aguentar o pique da folia. Por isso, sugira que a criança o calce e fique com ele por um bom período, dias antes da festa, para garantir que, no dia, não causará nenhum incômodo.

Gostou das dicas? 

Então aproveita para compartilhar com os amigos!! 

Um excelente Carnaval para todo mundo!!