A música sempre foi muito mais do que um simples entretenimento. Aristóteles, quase quatro séculos antes de Cristo, já dizia que ela era capaz de encantar nossa alma. Mais recentemente, ela também passou a ser vista como instrumento de cura. Durante a Segunda Guerra, por exemplo, muitos músicos visitavam os hospitais apenas com o objetivo de tocar para os soldados e civis que estavam internados com traumas emocionais e físicos, visando aliviar suas dores. 

E tal iniciativa é embasada cientificamente. Muitos pesquisadores, médicos e estudiosos produziram estudos que comprovaram os benefícios da música para o tratamento de algumas patologias físicas e emocionais, como recuperação de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e tratamento de distúrbios neurológicos, como esquizofrenia, Mal de Alzheimer, demência, amnésia e depressão.

E mais: ela também é capaz de auxiliar no desenvolvimento infantil.

Inúmeras pesquisas já confirmaram que expor bebês ainda no útero da mãe à música ajuda a construir pontes neurais que serão usadas, mais tarde, para processar informações e pensamentos. Além disso, a música também seria capaz de estimular ondas alfa do cérebro, proporcionando uma sensação de calma no ouvinte, e melhorando o desenvolvimento de habilidades perceptivas, que afetam as habilidades linguísticas e literárias, além do raciocínio espacial, que está relacionado às habilidades usadas para fazer matemática, e da coordenação motora fina.

Por isso, inserir a música no dia a dia das crianças pode ser uma excelente forma de complementar suas atividades e ainda contribuir para o desenvolvimento de uma maneira divertida.

Confira algumas dicas de como fazer isso: 

Faça atividades musicais curtas todos os dias

Isso pode parecer óbvio, mas fazer música com frequência é importante. Tente adicionar atividades simples à sua rotina, como cantar uma música enquanto alimenta seu filho ou enquanto o prepara para dormir. Você pode, inclusive, reproduzir canções que já sejam trabalhadas na escola, por exemplo. Para isso, peça para o seu filho te ensinar a letra. 

Cante

Cantar é a melhor atividade que você pode realizar para estimular a mente musical do seu filho durante os anos da infância. Se você não gosta de cantar, está tudo bem, mas encorajo você a tentar. Sua voz é o instrumento ideal para envolver musicalmente seu filho: desde muito novinhos, eles naturalmente prestam atenção à sua voz, podem responder com seus próprios sons vocais e você pode incentivá-los a cantar pelo exemplo. Outra dica é usar músicas conhecidas, que possam trabalhar o vocabulário e a memória dos pequenos. 

Inclua instrumentos de brinquedo em sua rotina

Existe um leque muito grande de brinquedos musicais, que podem ser trabalhados desde os primeiros meses de vida, até o final da infância, como xilofones, violões, baterias e outros itens de percussão. Portanto, inclua alguns desses itens no dia a dia das crianças. A gente sabe que muitos pais evitam esse tipo de produto em casa devido ao barulho que eles provocam e que pode trazer incômodo em algumas situações, mas permitir que seu filho crie os próprios sons e entenda como isso funciona, o ajudará a desenvolver habilidades rítmicas e melhorar sua coordenação motora. 

Ajude as crianças a mover seus corpos ao ouvir música

Dançar ao som de uma música pode ajudar a desenvolver habilidades motoras, além de noções de equilíbrio e de espaço das crianças. Se elas já forem maiores, é possível pensar em reproduzir coreografias, pois elas também estimulam a memória. 

Uma dica importante: incentivar o contato com a música é muito mais do que simplesmente deixar os filhos com o Spotify ou o Youtube ligado no canal da Galinha Pintadinha ou no Mundo Bita. Para que o processo possa, de fato, oferecer benefícios, a interação é fundamental, seja com outros adultos, cantando ou tocando juntos, seja com seus colegas, simulando uma banda, por exemplo. Além disso, a música também traz com ela uma sensação incrível de pertencimento, que pode ser pelo simples desenvolvimento de um gosto musical semelhante, ou pela noção de grupo que a experiência de tocar todos juntos pode proporcionar. 

Aqui na Pikoli você encontra uma série de brinquedos que poderão te ajudar nesse processo. Acesse nosso site e confira. Ou venha nos fazer uma visita.