Entra ano, sai ano e os tapetes infantis continuam sendo um dos itens preferidos dos pais quando o bebê começa a engatinhar ou passa a ter idade suficiente para interagir com os brinquedos de forma um pouco mais independente. De fato, eles ajudam a fornecer uma superfície segura e limpa para as crianças em casa e ainda proporcionam entretenimentos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. 

No entanto, se você pensa que o único benefício desses tapetes infantis é amortecer seu bebê quando ele cair, saiba que ele é muito mais do que isso. Com seus designs coloridos e lúdicos, eles também proporcionam ganhos inimagináveis que podem fazer total diferença no crescimento da criança.  Confira alguns desses ganhos:

1 – Promove o desenvolvimento visual

Enquanto os bebês estão engatinhando, eles também estão trabalhando seu desenvolvimento visual. A maioria dos bebês começa a engatinhar aos 8 meses de idade. E, quanto mais eles rastejam, mais desenvolvem (através da repetição) sua coordenação olho-mão-pé-corpo. Por isso, estimular esse contato visual com cores, figuras e demais objetos que atraiam a atenção da criança é extremamente benéfico nesse período. 

2 – Auxilia no desenvolvimento motor

Além do desenvolvimento visual, o ato de engatinhar ajuda a acelerar o desenvolvimento motor, permitindo que os bebês estimulem seus principais grupos musculares, como braços, pernas, mãos, tronco, pescoço, entre outras coisas. E é justamente através do desenvolvimento desses músculos, que a criança passa a ter controle de seus movimentos e se percebe enquanto indivíduo, aprendendo a manter a cabeça erguida, por exemplo, e reconhecendo as funcionalidades de outras partes do seu corpo como a perna, o joelho e os pés. 

3 – Incentiva a liberdade e o movimento

Conforme a criança cresce, você percebe que ela está se tornando mais ativa e dormindo menos. E desde cedo nós gostamos e precisamos da sensação de liberdade para que possamos desenvolver e exercer nossa independência. Por isso, os tapetes infantis oferecem um espaço seguro para que seu bebê possa interagir, brincar e rolar, além de permitirem que ele faça as próprias escolhas, exercendo sua energia de forma independente e focada naquilo que realmente o interessa. Todo esse processo é fundamental para ajudar a criança a ficar confiante e entender que ela não depende de um adulto para tudo.

4 – Estimula o desenvolvimento cognitivo

Além de desenvolver os sentidos e as habilidades motoras de um bebê, os tapetes infantis também ajudam no desenvolvimento intelectual das crianças. Isso porque muitos deles possuem elementos visuais com padrões, cores e formas que estimulam a descoberta e o aprendizado de forma natural. Além disso, eles alimentam a curiosidade,  que será crucial para a solução de problemas e o pensamento crítico ao longo da vida.

Ou seja, com um tapete infantil você permite que o bebê vague livremente de vez em quando, estimula seu desenvolvimento cognitivo, visual e motor, deixa o ambiente mais confortável, reduz acidentes, dá um up na decoração e ainda tem e praticidade de poder levá-lo para qualquer lugar, desde a sua próxima viagem de férias até aquele final de semana especial na praia ou na casa da vovó. 
Aproveite para acessar nosso site e conferir alguns dos modelos que temos disponíveis.