A quarentena e o isolamento social atrapalharam os planos de muitas crianças por aí, que estavam cheias de ideias para suas festas de aniversário e viram todas elas irem por água abaixo, devido às medidas de combate ao coronavírus. Mas, se explicar a doença em si já é bastante difícil, imagina fazer os pequenos entenderem o motivo de não poderem reunir amiguinhos e familiares para celebrar seus aniversários. 

Por isso, separamos algumas sugestões para você não deixar a data passar em branco e ainda tornar a experiência, que poderia ser frustrante, em algo muito divertido e especial. Confira:

Monte um acampamento

O fato de não poder sair de casa, não significa que você não pode acampar.  Monte uma barraca no quintal ou até mesmo na sua sala, faça uns petiscos diferenciados e arme um piquenique com toda a família.  Se não tiver nenhuma barraca ou tenda disponível, improvise com colchões e muitas almofadas. 

Envolva todo mundo na decoração

Como não é recomendado sair para comprar os itens de decoração da festinha, você pode reunir a família e pensar em coisas que vocês possam montar com o que já possuem em casa. Papel sulfite, canetinhas, canudos, palitos de sorvete, tudo isso pode render boas artes. O Youtube e o Pinterest também podem ajudar a ter idéias bem criativas, além dos inúmeros sites com modelos de coisas para imprimir em casa. Envolver as crianças nos preparativos, faz com que eles se sintam participantes do processo e torna tudo ainda mais divertido. 

Recicle

Se você não é muito bom nessa coisa do “faça você mesmo”, talvez seja uma boa reciclar decorações que tenham restado de outros eventos.  As luzes do Natal, por exemplo, podem dar um charme a mais em qualquer decoração de aniversário. E se seu filho gostar de monstros e afins, dá até pra propor uma festa mais ‘sombria’ e reciclar a decoração do último halloween. 

Promova uma caça ao tesouro

Esconda algumas pistas pela casa que levem seu filho aos presentes. Caso seu filho seja muito pequeno e ainda não saiba ler, imprima ou desenhe figuras para ajudá-lo na busca. Ao final da caçada, proponha uma grande brincadeira com os itens encontrados e um lanche especial de comemoração do aniversário.

Organize um “dia da bagunça”

Lembra dos colchões que sugerimos no primeiro tópico? Que tal colocar todos na sala ou no quintal e deixar que seu filho quebre as regras pelo menos uma vez? Deixe-os pular até cansarem, libere a sobremesa antes do jantar, peça que eles definam o cardápio de todas as refeições (mesmo que venham sugestões “estranhas”), enfim, permita que eles tenham um dia totalmente diferente do normal. A novidade de poder fazer algo que normalmente não podem, irá tornar o dia ainda mais especial e inesquecível.

Faça um grande karaokê

Se seu filho gosta de música, deixe-o fazer uma playlist, reúna a família, separe os instrumentos musicais e baixe um dos inúmeros apps de karaokê disponíveis para celular. Passem um tempo cantando suas músicas preferidas, como se estivessem em um programa de calouros. Alguns jogos para videogame também possuem essa função e podem ser um excelente complemento para a diversão em família. Dá até pra registrar tudo em vídeo, para que ele possa compartilhar a experiência na internet, com os amiguinhos. 

Lembre-se que tudo o que puder fazer pelo seu filho no aniversário dele, principalmente durante esse período estranho e incerto que estamos vivendo, pode ajudá-lo a lidar com tudo isso de maneira mais leve e menos traumática. Mas antes de mais nada, é fundamental que ele se sinta muito amado e perceba que, apesar da distância dos amiguinhos, o dia ainda é dele e merece ser celebrado.  Pode não ser da forma que todos originalmente tinham em mente, mas com um pouco de criatividade, você ainda pode tornar essa experiência memorável.