Setembro é um mês muito especial para tratarmos de assuntos referentes à natureza e ao meio ambiente como um todo. Isso porque ao longo do mês comemoramos datas como o Dia do Biólogo (dia 03), o Dia da Amazônia (dia 05), o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (dia 16), o Dia da Árvore (dia 21) e o início da Primavera (dia 22)

Mas, como ensinar a importância da natureza e do meio ambiente para seu filho? Bom, educar um ser humano nesse mundo acelerado e cheio de tecnologia pode, certamente, ser um desafio. Há tantas questões nas quais se concentrar – desenvolvimento social, educação, habilidades emocionais, responsabilidades sociais, etc – que, por algum momento, nos esquecemos do nosso belo planeta e de todos os seus habitantes sem voz.

Por isso, despertar nos pequenos, desde cedo, a compaixão por todas as espécies que habitam esse planeta ajuda a aumentar sua consciência ambiental, permitindo que possamos construir um amanhã melhor e mais verde. 

Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar a desenvolver nos pequenos o amor e o respeito à natureza

Faça-os observar o que está ao redor

Desperte em seus filhos o apreço pelo mundo natural. Quando você estiver ao ar livre com eles, reserve um tempo para ensiná-lo a admirar o azul do céu em um dia claro ou observar os diferentes tons de cinza em um dia nublado. Deixe-o tocar árvores, pedras, folhas, sentir as texturas e as temperaturas. Trabalhe todos os seus sentidos.

Ensine-os a economizar água

Escovar os dentes com a torneira fechada e tomar banhos mais curtos são princípios fundamentais que podem ser trabalhados desde cedo com as crianças. O mesmo vale para lavar as mãos e o rosto.

Incentive-os a poupar energia elétrica

Quando seus filhos saírem de um cômodo, diga a eles para sempre desligar as luzes. Peça, também, que eles sejam mais cuidadosos com aparelhos eletrônicos e evitem deixá-los ligados sem necessidade, como computadores, tv’s e videogames, por exemplo, que são grandes consumidores de energia elétrica.

Faça-o ter familiaridade com outras espécies

Ensine aos seus filhos os nomes de diferentes plantas, árvores e animais. Você pode fazer isso no seu quintal ou no seu parque favorito. Você também pode levar seus filhos a um centro de educação ambiental, onde eles podem aprender ainda mais! As crianças que conhecem bem a natureza provaram ser ambientalmente mais responsáveis quando adultas.

Implante a coleta seletiva em casa

O sistema de coleta seletiva com lixeiras coloridas, sendo uma para cada tipo de material, favorece demais a participação das crianças nesse processo. Por isso, implantá-lo em casa pode se transformar numa tarefa divertida e extremamente útil para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes. 

Crie uma horta

Leve a experiência do feijão plantado em um algodão para um outro nível e monte uma pequena horta em casa. Pode ser em pequenos vasos, caso você não tenha muito espaço. O importante é fazer os pequenos entenderem o processo – desde o plantio até a colheita – passando pelos cuidados necessários para que a planta siga crescendo. Além disso, ter ervas aromáticas e vegetais em casa é uma ótima maneira de fazer as crianças se conectarem com o alimento de uma maneira diferente. 

Seguindo essas dicas, seus filhos não apenas irão aprender a respeitar a natureza, como também se tornarão adultos conscientes, que sabem, entendem e valorizam o meio ambiente e tudo que está em jogo quando se trata de sua preservação.