Férias de inverno: Brincadeiras educativas dentro de casa

Junto com o frio chegaram as férias de inverno para nossas crianças, o problema é que os nossos trabalhos não param e eles precisam de atividades para continuar num ritmo parecido ao da escola.

Julho, frio, férias escolares… é sempre um desafio para os pais ter que lidar com tudo isso, manter as crianças entretidas em casa o dia todo e ainda conciliar com o trabalho, que nem sempre deixa a gente sair de férias também. 

Isso quando ainda não aparece um resfriado aqui e uma gripe ali para deixar os pequenos ainda mais dependentes da nossa atenção e cuidado. Como garantir, então, a diversão da criançada mesmo quando o tempo não está tão adequado? 

Bom, o ideal é aproveitarmos esses momentos para estimular a criatividade dos nossos filhos – e a nossa também!! – propondo uma rotina de atividades educativas, saudáveis e desafiadoras, sem precisar sair de casa.

Confira algumas sugestões da nossa equipe:

Acampamento indoor

Não precisa esperar um dia de sol para montar uma barraca e brincar com os seus filhos. Muitas vezes pode ser mais divertido transformar a sala de casa em um ambiente totalmente novo, juntando cadeiras, lençóis ou usando uma barraca de verdade, caso vocês tenham uma. A partir daí, o céu é o limite. Crie uma história com piratas, princesas, dinossauros, super-heróis… vocês decidem. 


Teatrinho

Brincar de teatro ou fantoches é uma atividade muito divertida. Além de deixar a imaginação voar, as crianças precisam organizar as ideias, criar personagens e estruturar a história com começo, meio e fim, o que é ótimo para o desenvolvimento do raciocínio. Você pode, por exemplo, pedir para eles criarem uma história durante o dia e prepararem uma apresentação para o restante da família à noite, depois do jantar. Vale até filmar o “show”, para todo mundo poder assistir junto depois. 


Promova uma festa do pijama 

Por conta do trabalho e da rotina sempre corrida, muitas vezes é difícil conseguir passar um tempo de qualidade com os nossos filhos. Que tal aproveitar as férias, então, para organizar uma festa do pijama apenas para a família? Vocês podem selecionar as comidas favoritas de vocês, separar jogos de tabuleiro para se divertirem juntos e ainda escolher alguns desenhos ou filmes para assistirem antes de dormir. Afinal, com a galerinha de férias, está liberado dormir um pouco mais tarde, certo? A experiência com certeza vai gerar memórias incríveis para todos.  


Cozinha

A alimentação é um dos fatores mais importantes no crescimento e desenvolvimento de uma criança. Segundo a nutricionista Maria Luiza Petty, levar as crianças para a cozinha ajuda a treinar diferentes competências como organização, capacidade de seguir instruções, trabalho em equipe e cálculos básicos, além de despertar o interesse por alimentos mais saudáveis. 

E aí, gostou das sugestões? Tem alguma outra atividade que faz sucesso na sua casa durante o inverno? Conta pra gente nos comentários.