O que são brinquedos educativos e porque meu filho precisa deles

Muito se fala sobre a importância dos brinquedos educativos e como eles contribuem para o desenvolvimento das crianças. Mas será que eles funcionam mesmo? Vem que a gente te explica tudo!

Desde sua origem, o objetivo dos brinquedos nunca foi somente entreter. Jogos e brincadeiras que até hoje fazem parte do nosso dia a dia foram desenvolvidos de acordo com normas, regras e necessidades das sociedades antigas.

Isso porque o brincar sempre foi uma ação natural no dia a dia das nossas crianças. A única diferença é que, antigamente, os brinquedos eram mais simples, muitas vezes montados em casa pelos próprios pais e baseados em ferramentas do dia a dia dos adultos, que acabavam sendo reproduzidas em menor escala de tamanho para se adaptar às mãozinhas dos novos usuários. Com o passar do tempo – e com o desenvolvimento industrial – as fábricas de brinquedos ganharam espaço e deram início a um nicho gigantesco, que registra crescimentos expressivos e conquista novos consumidores a cada ano.   

Hoje basta ligar a TV, dar uma volta no shopping ou uma simples navegada na internet para que possamos encontrar brinquedos de todos os materiais, cores e propostas.  Mas será que todos eles possuem a mesma finalidade? 

Na verdade, não. 

Podemos dividir o universo dos brinquedos em três grandes categorias: os brinquedos lúdicos, os educativos e os pedagógicos. 

Os brinquedos lúdicos são aqueles que abrem caminho para a criatividade e imaginação, como uma casinha de bonecas, um trator, uma piscina de bolinhas ou um túnel feito de pano, por exemplo. A criança é quem vai decidir como interagir com ele. 

Já os brinquedos educativos possuem uma proposta mais didática e visam trabalhar conceitos específicos da criança, como a coordenação motora, o desenvolvimento cognitivo e até mesmo o social. São os casos, por exemplo, dos blocos de montar, dos tapetes de atividades e dos encaixes de formas. 

Enquanto isso, os pedagógicos são aqueles que exigem a presença de um adulto para que sejam dadas as orientações necessárias à sua utilização. Por exemplo, dominó, jogo da memória, material dourado, entre outros. 

Mas então, qual o melhor?

Bom, aí depende. 

É importante deixar claro que todos eles são importantes e devem estar presentes no dia a dia da criança. Mas cada indivíduo vai ter mais familiaridade com um deles, de acordo com seus gostos pessoais e seus interesses.  

Os brinquedos educativos são o instrumento pelo qual os pequenos começam a conhecer o mundo, estimulados pelos seus próprios gostos e habilidades. É através deles que desenvolvem a sua personalidade e a criatividade, criam laços familiares e sociais, aprendem a se conhecer como indivíduos e conseguem se colocar no lugar do outro. Mas depois que esses conceitos já foram trabalhados, ampliar a oferta de produtos permitirá que tudo isso seja colocado em prática de outras formas. O que também proporcionará experiências muito enriquecedoras.

Agora, se você ainda ficou com dúvida sobre os benefícios dos brinquedos educativos, listamos três motivos importantes para você considerar tê-los em casa:

Desenvolvimento de habilidades

Os brinquedos educativos ajudam a desenvolver as 4 habilidades mais importantes das crianças em suas diferentes fases de crescimento:  motora –  fina e grossa – cognitiva, emocional e social.

Momentos em família

Além de ajudar a desenvolver as habilidades das crianças, os brinquedos educativos são mais um motivo para compartilhar momentos com os filhos e unir a família toda.

Consumo responsável

A maioria dos brinquedos educativos são fabricados com materiais sustentáveis como madeira de reflorestamento, espuma e feltro. Por isso, também colaboram com a natureza e tendem a ter uma durabilidade muito maior, o que estimula o consumo responsável, graças a possibilidade de passar esses produtos para frente no futuro. 

A partir do momento que nos tornamos pais e mães, a nossa preocupação maior é a de criar os nossos filhos da melhor forma possível, transformando-os em cidadãos responsáveis e cientes dos seus deveres e direitos.  

Neste cenário, os brinquedos educativos serão aliados perfeitos para te ajudar  nessa caminhada cheia de desafios.