As 4 habilidades que seu filho desenvolve brincando

Trouxemos quatro habilidades que certamente seus filhos desenvolveram e/ou vão desenvolver brincando.

Brincar é uma das principais maneiras pelas quais as crianças aprendem e se desenvolvem. É através das brincadeiras, por exemplo, que a criança passa a ter noção de sua própria capacidade e constrói sua autoestima, aprendendo a se sentir bem consigo mesma. 

Mas elas também podem desenvolver muitas outras habilidades brincando, como as habilidades de linguagem, criatividade, raciocínio e coordenação motora. Quer entender como funciona cada uma delas? A gente te explica.

Raciocínio

Uma das principais habilidades desenvolvidas na infância é o raciocínio. Por meio das brincadeiras – em grupo ou mesmo sozinha – as crianças conseguem aprender a melhor forma de montar sua casinha ou sua pista de corrida, como encaixar peças de tamanhos e formatos parecidos, dentre tantas outras coisas. Além disso, os brinquedos oferecem oportunidades para trabalhar habilidades cognitivas diferentes, como tomada de perspectiva, pensamento abstrato e cognição de nível superior.

Imaginação e Criatividade

Outras habilidades muito importantes adquiridas na infância são a imaginação e a criatividade. Por meio de brincadeiras criativas e imaginativas, as crianças crescem emocionalmente, socialmente, intelectualmente e até fisicamente, aprendem a resolver problemas e conseguem compartilhar seus pensamentos, sentimentos e ideias de forma assertiva. Ler para uma criança, por exemplo, dá a ela a oportunidade de expressar sua imaginação e explorar um mundo novo, ajudando a melhorar suas habilidades intelectuais e cognitivas, formando a base da compreensão da leitura e dando o tom para a solução de problemas mais complexos.

Linguagem

A linguagem se faz necessária quando a criança percebe que precisa se comunicar com as outras crianças, com seus pais e com o resto do mundo. Enquanto brincam, as crianças podem aprender substantivos (o nome das coisas), verbos (como elas se movem) e como descrever cada um desses objetos (cor, tamanho, textura, entre outras coisas). Eles aprendem a explorar objetos e ver como eles se sentem, onde você pode colocá-los e quão grandes ou pequenos eles são. Os pais desempenham um papel muito importante em dar aos filhos as palavras de que precisam. Quando você começa a brincar com seu filho, pode fornecer essas palavras importantes.

Coordenação Motora

As brincadeiras em geral são as responsáveis no desenvolvimento da coordenação motora de seus filhos, pois é nela que as crianças têm o contato direto com o segurar, manusear e movimentar seus brinquedos. E não é somente em brincadeiras ‘convencionais’ que essa coordenação aparece. Práticas como pintura, dança e outros tipos de artes também afloram essa habilidade. Logo, quanto mais você estimula seu filho a se desenvolver através de brincadeiras e arte, mais ele dominará sua coordenação ao longo do tempo.

Lembre-se sempre que brincar é a prática mais saudável que você pode proporcionar aos seus filhos. Portanto, equilibre a oferta de brinquedos, evite o excesso de produtos eletrônicos e, sempre que possível, junte-se a eles durante as brincadeiras e aproveite cada minuto que puder.

Porque como a gente sempre diz: brincar é coisa séria!