Num mundo repleto de celulares, tablets, computadores, notebooks e afins, fica cada dia mais difícil ver crianças interagindo com livros, revistas, gibis e demais produtos ‘offline’ fora do ambiente escolar.

Como incentivar o hábito da leitura em crianças desde cedo
Num mundo repleto de celulares, tablets, computadores, notebooks e afins, fica cada dia mais difícil incentivar o hábito da leitura em crianças e vê-las interagindo com livros, revistas, gibis e demais produtos ‘offline’ fora do ambiente escolar.
No entanto, é importante ressaltar que os benefícios proporcionados pela leitura são fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos e, por isso, o hábito não deve ser deixado de lado.
Inclusive, já fizemos alguns textos por aqui que falam sobre como podemos tentar reduzir a exposição dos nossos filhos à avalanche tecnológica que tem tomado conta do nosso dia a dia. Você pode conferi-los aqui e aqui. Mas, retomando os benefícios da leitura, vamos listar alguns deles:
Exercita nosso cérebro
Ler é uma tarefa muito mais complexa para o cérebro humano do que assistir TV, por exemplo. A leitura fortalece as conexões do cérebro e ainda cria novas.
Melhora a concentração
As crianças precisam ficar quietas e quietas para poderem se concentrar na história quando estão lendo. Se a leitura for frequente, eles desenvolverão a habilidade de fazer isso por mais tempo.
Melhora o vocabulário e as habilidades linguísticas
As crianças aprendem novas palavras enquanto lêem. Inconscientemente, eles absorvem informações sobre como estruturar frases e como usar palavras e outros recursos de linguagem de maneira eficaz na escrita e na fala.
Desenvolve a imaginação
Enquanto lemos, nosso cérebro traduz as descrições de pessoas, lugares e coisas em figuras. Enquanto estamos envolvidos em uma história, também estamos imaginando como um personagem está se sentindo. As crianças, depois, trazem esse conhecimento para o seu cotidiano.
Ajuda a desenvolver empatia.
À medida que as crianças se desenvolvem, começam a imaginar como se sentiriam nessa situação.
É um ótimo passatempo em família
Ler juntos no sofá ou antes de dormir, participar de um evento de contação de histórias e visitar uma biblioteca são apenas algumas maneiras de passar um tempo de qualidade junto com os seus filhos.
Melhora o rendimento escolar
A leitura promove conquistas em todos os assuntos, não apenas no idioma. As crianças que são boas leitoras tendem a obter melhores resultados em todo o currículo.
Mas, diante de todos esses benefícios, será que existe uma idade ideal para começar a inserir os livros na rotina da criança?

Bom, especialistas afirmam que o contato com os livros e com a leitura deve ser iniciado bem cedo. Ler para bebês, por exemplo, contribui para o desenvolvimento de seus cérebros em crescimento e serve como o passo inicial para que a criança desenvolva o amor pela leitura e pela boa literatura ao longo da vida. Quando você lê para crianças, também pode ajudar no desenvolvimento da linguagem, à medida que elas recebem informações e começam a aprender sobre os padrões de fala. Além disso, as sinapses se conectam entre os neurônios do bebê, enquanto você lê em voz alta, afetando positivamente o desenvolvimento infantil em muitas áreas.
Quando os bebês vêem a figura de um pássaro vermelho no livro e o nome do pássaro, eles começam a fazer a conexão entre o que você diz e a figura do pássaro vermelho. Quanto mais você lê esse livro, mais forte é a conexão. O enredo repetitivo torna o livro divertido, envolvente e fácil de lembrar.
Hoje em dia, já existem livros de tecido, de plástico e até de madeira, que podem ser facilmente manipulados por bebês sem o risco das páginas rasgarem e oferecerem algum tipo de perigo para a criança.
Aqui na Pikoli nós trabalhamos com uma infinidade de modelos de livros para crianças de todas as idades. Venha conhecer!! Ou acesse o nosso site e confira alguns modelos disponíveis.
Fazer um Comentário