Chegamos em dezembro, época de decorar a casa para o Natal e para as celebrações de fim de ano que, dessa vez, serão um pouco diferentes por causa da pandemia e da impossibilidade de reunir toda a família, como é tradição em algumas casas. 

Mas isso não significa que a gente não deva aproveitar o momento, decorar a casa e entrar naquele espírito de Natal tão gostoso e que as crianças amam. 

Mais legal ainda é se elas puderem fazer parte disso, ajudando na decoração e montando seus próprios enfeites. Que tal? 

Se você gosta da ideia separamos algumas sugestões bem fáceis de fazer e que vão se transformar em excelentes momentos de diversão e convívio em família. Inspire-se!


Árvores de Natal com forminha de cupcake

Sabe aquelas embalagens simples, de papel, que a gente encontra em supermercados, para assar cupcakes? Elas podem se tornar mini árvores de Natal incríveis e super fáceis de montar. Basta dobrá-las nesse formato triangular, colar uma na outra e decorar com o que você tiver em casa. Valem pedaços de papel colorido, lantejoulas, pequenos botões, miçangas, o que a imaginação pedir. Aí, é só pendurar na árvore de natal ou usar para decorar a mesa no dia da ceia. 

Fonte: https://childhood101.com/


Bengala colorida

Basta um pedacinho de arame (daqueles que a gente usa para fechar embalagens e que são facilmente encontrados em papelarias) e algumas miçangas ou contas coloridas brancas e vermelhas, para montar uma begalinha perfeita. Além de linda e super simples de montar, esta atividade ainda ajuda a trabalhar a coordenação motora fina das crianças menores, já que elas precisam encaixar certinho as peças no arame. Para evitar que as bolinhas caiam, torça a pontinha do arame e reforce com um pinguinho de cola na primeira e na última, para deixar bem fixado.

Fonte: https://fountainavenuekitchen.com/


Boneco de neve de prendedor

Separe alguns prendedores de madeira, tinta branca, pincel, canetinha colorida, pedaços e lã e mini pompons ou cola colorida. Pinte os prendedores de branco e depois deixe que as crianças os decorem livremente, de acordo com sua criatividade. Quando estiverem prontos, você pode usá-los para montar um varalzinho de fotos da família, por exemplo, próximo à árvore de Natal. Ou para compor o quadro de avisos no escritório.

Fonte: https://www.easypeasyandfun.com/


Árvore de Natal de Pinha

Já pensou em usar as pinhas na decoração de Natal de uma maneira diferente? 

Então pegue algumas delas, pinte da cor desejada, espere secar e coloque pequenas gotas de cola para prender os enfeites, simulando uma árvore de Natal. Podem ser bolinhas, pompons, glitter, o que você tiver em casa. O importante é ficar bem colorido. Depois, você pode deixar as crianças espalharem as mini árvores pela casa toda, na mesa de centro, nos quartos, na estante, no lavabo, na cozinha… o céu é o limite. 

Fonte: https://www.easypeasyandfun.com/


Guirlanda de botões coloridos

Mais uma sugestão na linha das atividades que ajudam a desenvolver a coordenação motora fina das crianças, a guirlanda de botões é super fácil de fazer e pode ser usada de várias formas. Você só vai precisar de um pedaço de arame, botões sortidos e um pedaço de fita para fazer o acabamento. Depois, é só passar os botões pelo arame, fazer um círculo, prender as duas pontas do arame para fechar a guirlanda e colocar um lacinho para esconder o fio e dar acabamento. E o próprio arame já vira o lanchinho pra você pendurar o enfeite na árvore depois. 

Fonte: https://frugalfamilyhome.com/

A gente sabe que o ano foi bem diferente do que a gente imaginou que seria, mas não deixe que isso apague o brilho e a magia que essa época de fim de ano tem para as crianças. Divirta-se com elas e ajude-as a construir memórias positivas e inesquecíveis desse momento.