Como escolher o brinquedo ideal para crianças de um ano de idade?

Se você tem uma criança pequena em casa, na faixa de um ano de idade mais ou menos, sabe que nessa fase elas vão ficando cada vez mais curiosas. Portanto, incentivar essa curiosidade natural com brinquedos que se movem, fazem barulho e imitam o mundo ao seu redor pode ser uma excelente alternativa. 

Nesta idade, tudo é capaz de atrair a atenção deles, encantar os sentidos, inspirar a imaginação e ensinar lições comportamentais valiosas. Por isso, se você deseja ajudar a estimular o crescimento físico, mental e emocional dessa criança, preste atenção a alguns recursos que podem ser interessantes para você levar em conta na hora de escolher um brinquedo para ela. 

Brinquedos com cores

Conforme a visão se desenvolve, as crianças passam a distinguir cores vibrantes com mais facilidade do que tons opacos ou pastéis (embora eles não comecem a nomear cores até os três anos de idade), então é mais provável que escolham brincar com um caminhãozinho vermelho, por exemplo, do que com um conjunto de peças brancas. 

Brinquedos que incentivam a coordenação

Nessa fase é muito comum que a criança queira colocar as mãos em tudo. Então, este é o momento perfeito para incentivar o uso de brinquedos que aumentem o desenvolvimento e a coordenação motora fina e grossa. Quebra-cabeças, brinquedos de empilhamento e classificadores de formas são perfeitos para ajudar aquelas mãozinhas minúsculas a ganharem destreza.

Brinquedos que os fazem se mover

Brinquedos que o bebê pode empurrar ou puxar estimulam a mobilidade, o que é especialmente importante para crianças de um ano que estão começando a pegar o jeito de andar. Já que a prática leva à perfeição, brinquedos que se movem com eles tornam esse processo muito mais divertido!

Brinquedos que estimulam o compartilhamento

Crianças de um ano ainda não estão habituadas a brincar junto com outras crianças. Elas até podem estar todas juntas no mesmo ambiente, mas acabam sempre desenvolvendo brincadeiras paralelas e brincando sozinhas. E isso é uma parte importante do desenvolvimento social delas. Mas, você pode, por exemplo, estimular o uso de brinquedos que elas possam compartilhar, como um grande conjunto de blocos, ou como o caminhão fazendinha.  Isso permitirá que elas aprendam, aos poucos, pequenas noções de coletividade e convívio social que serão importantes para o futuro.

Brinquedos musicais 

Explorar sons diferentes também é algo que costuma atrair bastante a atenção das crianças dessa faixa etária. E os brinquedos musicais fazem isso maravilhosamente bem. Além disso, muitos deles também trabalham habilidades motoras, já que para fazer um determinado barulho, é preciso executar um movimento específico, como deslizar, apertar ou bater, por exemplo.  

Respeitar as etapas do desenvolvimento infantil e encontrar brinquedos apropriados para cada idade significa proporcionar às crianças exatamente o que elas precisam, tornando o momento de brincar uma parte relevante do processo de crescimento e de formação. 

Também é importante estar atento às classificações etárias para garantir a segurança das crianças, principalmente quando elas ainda são pequenas. Isso porque esses itens são produzidos de forma a não expô-las a brinquedos muito pequenos que podem resultar em perigo de asfixia, por exemplo.