Como formar pequenos e ávidos leitores em casa?

O hábito da leitura não começa quando o seu filho entra na escola. Desde o nascimento, bebês e crianças estão adquirindo habilidades que as acompanharão pelo resto de suas vidas. Mas podemos dizer que o período entre 3 e 5 anos é considerado essencial para o desenvolvimento do amor pela leitura e você é parte fundamental desse processo.

Como já falamos por aqui anteriormente, a melhor maneira de incutir o amor e o interesse pela leitura é simplesmente lendo para seu filho. A leitura dá a você a oportunidade de criar laços estreitos com a criança, além de estabelecer uma imensa janela para um mundo de criatividade e imaginação.

Mas não se trata apenas de ter dezenas de livros em casa empilhados em prateleiras, embora seja um ótimo começo. Você pode começar, por exemplo, mostrando letras, números e palavras em pacotes de alimentos, caixas de brinquedos ou mesmo em placas que vocês encontram no caminho para a escola.

Ajude seu filho a ver como o texto já faz parte de sua vida diária. Mostre o nome do seu biscoito favorito, aponte as etiquetas das roupas, identifique as diferentes partes de um cartão ou convite de aniversário.

Depois, quando vocês estiverem fora de casa, faça jogos que envolvam o reconhecimento de letras e números. O seu filho consegue dizer alguma das letras da placa do supermercado? Pode ler os números que compõem o preço do prato no restaurante?

Mostre a ele tudo isso de uma maneira natural e tenha o cuidado de não tornar a brincadeira uma tarefa árdua e cansativa. Quer saber como? Então confira uma lista de atividades de leitura que são indicadas para crianças:

1 – Copie palavras

As crianças gostam de copiar coisas. Então, escreva o nome do seu filho e peça que ele mesmo o copie com carimbos do alfabeto, cubos de letras, cartelas de alfabetização, letras magnéticas, entre outras sugestões. No começo, seu filho vai posicionar as letras ao contrário, agrupar aleatoriamente e tudo bem. A ideia é apenas fazer com que ela inicie o processo de identificação e reconhecimento de cada letra

2 – Com que letra começa…

A conexão letra-som é um dos primeiros passos para a leitura. Por isso, faça um jogo de adivinhação sobre as palavras favoritas do seu filho. “Com qual letra começa a palavra cachorro?”, “Qual a primeira letra do nome da mamãe?” Depois que seu filho adivinhar uma delas corretamente, veja quantas palavras vocês conseguem encontrar que comecem com a mesma letra.

3 – Crie um livro próprio

Crianças de três anos podem ser bem tagarelas. Que tal, então, aproveitar o interesse de seu filho em conversar e criar uma história juntos? Comece com algo simples, como descrever um dia divertido no parque ou o fim de semana ideal na casa da vovó. Grampeie alguns pedaços de papel e escreva uma ou duas frases do seu filho em cada página. Em seguida, leia a história para ele e deixe-o ilustrá-la.

4 – Uma maneira diferente de ler

Ler para o seu filho é ótimo. Mas que tal praticar com ele a chamada leitura dialógica? Esse tipo de leitura nada mais é do que convidar a criança para participar ativamente da história. Ou seja, antes de virar a página de um livro, pergunte o que ela acha que vai acontecer a seguir. Como o personagem vai se comportar? Qual decisão ele vai tomar? Você também pode perguntar, por exemplo, de que outra forma o livro poderia ter terminado e conversar com ele sobre as possibilidades existentes.

5 – Escolha assuntos que ele gosta

É muito mais fácil nos interessarmos por algo quando se trata de um assunto que já gostamos, certo? Portanto, encontre livros que abordem alguns dos assuntos favoritos do seu filho. Podem ser carros, um animal específico, dinossauros, qualquer coisa. Acredite. Quando o tema é bem selecionado, a chance de ele se empolgar com a atividade aumenta.

E você, como trabalha a leitura em casa com os pequenos? Tem uma história legal para compartilhar? Deixa pra gente nos comentários!