Por que os brinquedos são importantes no desenvolvimento infantil?

De acordo com pesquisadores do mundo todo, brincar é uma parte importante do desenvolvimento infantil. Isso porque é durante as brincadeiras que a criança começa a descobrir quem é, expandindo sua capacidade criativa, observando o ambiente e desenvolvendo novas habilidades.

Neste cenário, o uso de brinquedos educativos pode ajudar as crianças a aprenderem muitas coisas diferentes, que serão extremamente úteis ao longo da vida adulta, como resolução de problemas, comunicação interpessoal, raciocínio rápido, entre muitas outras. Além disso, é brincando que elas passam a entender como funciona o conceito de causa e efeito, são ensinadas a compartilhar e desenvolvem suas habilidades motoras finas e grossas.

Ou seja, o que parece ser apenas um momento de diversão que ajuda os pais a manterem as crianças entretidas é, na verdade, uma fonte inesgotável de aprendizado e desenvolvimento, que pode ser desfrutada já a partir do primeiro mês de vida do bebê.

Separamos abaixo algumas ótimas ideias de brinquedos educativos com base na faixa etária e uma breve explicação de seus benefícios. Confira.

1-12 meses de idade:

Num primeiro momento, as brincadeiras sensoriais devem ser prioridade, pois ajudam a estimular os sentidos do seu filho. No entanto, à medida que a coordenação motora começa a se desenvolver, é possível introduzir brinquedos que incentivam mais a interação da criança e induzem à resolução de problemas simples, como tentativa e erro, por exemplo. Outros brinquedos excelentes para apresentar são aqueles que promovem o movimento.

Móbiles

Brinquedos com som

Chocalhos

Encaixe as formas


12-24 meses:

Ao completar o primeiro ano, a criança se encontra numa fase de se movimentar mais. Por isso, apresentar os brinquedos certos nesta fase ajudará a ensiná-las sobre equilíbrio e coordenação e aumentará a curiosidade do pequeno com relação à mobilidade recém-adquirida. Ainda antes dos dois anos, já é possível trabalhar o desenvolvimento da linguagem, reforçando formas, cores e numerais básicos.

Para passear e andar

Brinquedos temáticos

Outras categorias recomendadas:


2+ anos:

Quando a criança fica um pouco mais velha, chega a hora de introduzir brinquedos que promovam brincadeiras mais físicas, como uma bicicleta, por exemplo. No entanto, sempre certifique-se de que eles estão cientes das preocupações de segurança, como usar um capacete e incorporá-los no processo de uso do brinquedo.

Esta também é uma ótima idade para introduzir brinquedos que incorporem a construção de habilidades cognitivas, como praticar a escrita, desenvolver habilidades de alfabetização, associar a foto de um cachorro ao som que ele faz, etc.

Bicicletas

Conjunto de boliche

Cavalete de desenho

Outras categorias recomendadas:

Incorporar a brincadeira no dia de seu filho pode ser divertido e benéfico para o crescimento dele. Caso você precise de ajuda para selecionar a melhor opção, entre em contato com a gente pelo WhatsApp. Nossa equipe está à disposição para auxiliá-los neste processo.