Brincadeiras de festa junina para você fazer com as crianças em casa

Com boa parte das festas juninas ainda canceladas em todo o país, muita gente tem optado por fazer uma versão particular da celebração em casa mesmo, apenas para os familiares.

E para te ajudar a garantir o sucesso do seu mini evento, separamos algumas ideias de brincadeiras para você garantir a diversão da criançada – e dos adultos também, por que não? – de forma simples, fácil de fazer e que não requer grandes preparações. Inclusive, boa parte delas você pode pedir para as próprias crianças se encarregarem dos preparativos.

Vamos para as dicas:

Derruba Latas

Separe algumas latas de alumínio e peça para que as crianças pintem todas elas, deixando bem coloridas.  

Depois, empilhe-as formando uma pirâmide e distribua de três a cinco bolinhas para que os participantes tentem derrubá-las. 

Quem derrubar mais, vence a brincadeira.

Corrida de três pés

A primeira coisa a fazer é delimitar um espaço com local de partida e linha de chegada, para que a competição aconteça de forma organizada. Feito isso, divida os participantes por faixa etária e peça para que eles formem duplas. Cada dupla terá a perna esquerda de um participante presa à perna direita do seu par. Você pode, por exemplo, fazer essa amarração com uma fita grande e macia. Depois, cada dupla se posiciona em seu lugar de partida e, dado o sinal, todos devem correr até a linha de chegada. Vence quem fizer o percurso primeiro.

Jogo das argolas

Pegue algumas garrafas de refrigerante e encha-as com água.

Posicione as garrafas a uma distância mínima de 1,5m dos participantes e dê a cada um deles um determinado número de argolas.

Quem conseguir encaixar mais argolas nas garrafas, vence a brincadeira.

Brincadeira do milho

Para evitar o desperdício de ovos cozidos, que tal fazer a brincadeira clássica do ovo na colher, com milho de pipoca? A ideia é exatamente a mesma. Divida os participantes em duplas. Um deles ficará com a colher e o outro vai segurar um copo plástico. Quando a brincadeira começar, o participante com a colher terá que enche-la com milho de pipoca e ir até o seu parceiro, que estará posicionado do outro lado. Chegando lá, é só colocar o milho dentro do copo. A dupla vencedora será aquela que conseguir encher o copo primeiro.

Rabo do burro

Esse é um verdadeiro clássico das festas juninas e sempre garante boas risadas. Peça para as crianças desenharem um burro num papel kraft ou juntando algumas cartolinas. Cole esse desenho na parede. Façam também o rabo do burro, num pedaço de papel separado. Recorte. Depois, um de cada vez, os participantes serão vendados e girados algumas vezes para que percam a referência de lugar. Depois, deverão colar o rabo do burro no lugar certo. Quem mais se aproximar, vence a disputa. 

E aí, gostou das brincadeiras? 

Elas têm tudo a ver com festa junina, mas também podem ser utilizadas em festas de aniversário, confraternizações familiares e em qualquer outra oportunidade em que você quiser garantir boas risadas e excelentes momentos de diversão.