Como montar o quarto ideal para o seu filho

Montar um quarto infantil pode – e deve! – ser uma experiência divertida para pais e filhos, embora a gente saiba que também é um tanto desafiador. Isso porque é fundamental criar um espaço onde a criança possa brincar e crescer com segurança e conforto.

Por isso, separamos alguns modelos de inspiração, com pequenas dicas simples que podem fazer a diferença e te ajudar a identificar as reais necessidades futuras do seu filho, para que você otimize o espaço da melhor forma.

Menos é mais

Parece um conselho bobo, mas se você não tem a intenção de se mudar tão cedo, montar uma decoração simples e neutra permite que você possa atualizar o espaço conforme seu filho cresce, adequando às necessidades específicas de cada faixa etária. Além disso, um ambiente mais minimalista também é interessante se o espaço for pequeno, pois ajuda a deixar mais área livre para que a criança possa brincar de forma confortável.

Fonte: Pinterest Viva Decora

Crie um espaço verdadeiramente pensado para a criança

Um dos maiores erros na hora de montar um quarto para crianças é não pensar no espaço levando em consideração a diferença de altura entre o adulto que está planejando e a criança que é quem, de fato, irá usufruir do local. Logo, se você quer criar um espaço verdadeiramente adequado, imagine que você mede apenas um metro de altura e planeje tudo a partir disso. Prateleiras baixas e ganchos de fácil acesso, além de facilitarem a rotina dos pequenos, também incentivam a auto-responsabilidade e a independência.

Foque no brincar

Se você tem espaço suficiente, não poupe recursos que proporcionem aquilo que seu filho mais gosta de fazer: brincar! Um balanço interno, uma piscina de bolinhas, um tapete de amarelinha ou uma tenda “esconderijo” incentivam a diversão sem sacrificar a estética do ambiente.

O espaço não é tão grande assim? Então considere uma parede de quadro-negro, onde seu filho poderá desenhar livremente, por exemplo. Uma cama suspensa ou um beliche com escorregador também podem ser excelentes alternativas.

Fonte: Pinterest

Brinque com as cores

Toda criança se sente atraída por objetos e ambientes coloridos. Mas isso não significa que a cor preferida deles aos 2 anos continuará sendo a mesma aos 7. E reformular todo o ambiente em menos de 5 anos pode ser um processo caro e desgastante. Por isso, uma boa sugestão é manter a base do quarto com cores neutras e abusar das cores nos acessórios e na decoração. Assim, o ambiente poderá ser facilmente atualizado sempre que houver necessidade.

Fonte: Studio DIY

E aí, gostou das dicas? Não se esqueça que aqui na Pikoli você também pode encontrar muitas opções de itens decorativos para quartos infantis. Acesse nosso site e confira.

Decoração infantil é na Pikoli Brinquedos Educativos. Clique e saiba mais.