5 benefícios que as brincadeiras com blocos proporcionam para as crianças

Poucos brinquedos proporcionam tantos benefícios para o desenvolvimento das crianças quanto os blocos de empilhar. Desde o crescimento emocional e a resiliência, até a prática visual-espacial, brincar com blocos de construção estimula a imaginação dos pequenos e ainda incentiva a criatividade natural de forma aparentemente simples, mas extremamente eficaz e importante.

E o mais interessante é que o brinquedo não possui regras pré-estabelecidas. Observe cinco crianças brincando com blocos e você provavelmente verá cinco abordagens diferentes. E é justamente isso que torna tudo tão incrível e divertido, pois elas ficam livres para criar seus próprios objetivos e missões, desenvolvendo e trabalhando habilidades e conceitos que as acompanharão até a vida adulta, como solução de problemas, testagem de hipóteses, noções de gravidade, entre outras coisas.

Para te incentivar a oferecer blocos de construção para o seu filho, listamos abaixo alguns dos principais benefícios da atividade para crianças de todas as faixas etárias.

Desenvolvimento de fala e linguagem

Num primeiro momento, você pode até não associar naturalmente a brincadeira de bloco com o desenvolvimento da fala e da linguagem, mas essa atividade promove muita auto expressão oral, principalmente quando as crianças passam a relatar ou criar histórias sobre o que eles construíram.

Prática de coordenação motora fina e mão-olho

Uma das primeiras reações dos pequenos ao receberem um conjunto de blocos é começar a empilhá-los. Essa ação aparentemente simples de posicionar os cubos uns sobre os outros – e o ajuste fino necessário para criar uma torre não oscilante – requer habilidades motoras finas e coordenação olho-mão precisa.

Lições básicas de matemática

O reconhecimento de padrões, simetria, frações – todos elementos da matemática – são uma parte intrínseca dos blocos. As crianças pequenas também podem praticar a contagem básica e aprender a correspondência um a um, o que significa fazer a conexão entre a palavra numérica (“um”) e a quantidade (1).

Desenvolvimento Social e Emocional

Quando surge a oportunidade de interagir com outras crianças, as brincadeiras com blocos incentivam a prática da cooperação, resolução de problemas, troca de turnos e compartilhamento, habilidades que levam muito tempo para serem desenvolvidas e são um grande desafio para crianças pequenas.

Crescimento da imaginação

Por serem totalmente livres de regras, os blocos podem ser incorporados às brincadeiras de faz-de-conta como alimento, personagem, na construção de um elemento da história e até do cenário. Essa característica de “brinquedo aberto” incentiva a criatividade da garotada e estimula a criação de normas e regras próprias.

E sabe qual a melhor parte de tudo isso? Não existe limite de idade. Mesmo quando crescem, as crianças ainda podem se beneficiar dos blocos, o que os torna extremamente versáteis e com um excelente custo benefício. Inclusive, em algumas escolas, é comum que professores usem blocos para aulas de matemática, ciências e até mesmo em disciplinas como artes, linguagem e estudos sociais.

Não é incrível como algo, aparentemente simples, pode trazer tantos benefícios para o seu filho? Não é à toa que eles existem há tanto tempo e ganham mais e mais modelos a cada ano.

E você, também gostava de brincar com blocos na sua infância? Aproveite para relembrar esses momentos, brincando com as crianças em casa.