5 atividades educativas e divertidas para você fazer com as crianças em casa

A gente piscou e as férias de dezembro já estão praticamente batendo à nossa porta. Época em que as crianças ficam mais em casa – muitas vezes até um pouco entediadas – com vontade de fazer mil coisas e nem sempre a gente dá conta de gerenciar essa energia toda, certo?

Bom, como aqui na Pikoli nós sempre acreditamos no poder transformador do “aprender brincando” e sabemos que uma criança não precisa necessariamente estar na escola, dentro de uma sala de aula para desenvolver uma série de habilidades sociais, cognitivas e motoras, separamos uma lista de atividades educacionais super divertidas para você propor para a garotada neste fim de ano. Vamos lá?

O alfabeto em fotos

Esta é uma atividade de aprendizagem emocionante para crianças. Peça para eles encontrarem e fotografarem na sua casa, no jardim ou num parque, objetos que comecem com letras específicas do alfabeto, seguindo a sequência de A a Z. Eles podem procurar por Animais, Biscoitos, Cadeiras e assim por diante. Depois, é só coletar as imagens que foram feitas e escrever o nome de cada objeto num pedaço de papel ou com a ajuda de um alfabeto em EVA ou em madeira, conforme a sua disponibilidade.

Caça-palavras diferente

Uma outra variação bem interessante da brincadeira acima pode ser feita com revistas velhas. Peça para o seu filho escrever todas as letras do alfabeto em uma coluna do lado esquerdo de uma folha grande de papel. Assim que as letras estiverem todas listadas, entregue algumas revistas velhas para ele e convide-o a brincar de detetive, encontrando nas revistas objetos e figuras que comecem com cada uma das letras colocadas à esquerda. Por exemplo, um carro para a letra C, um elefante na letra E, e assim por diante. Depois, deixe ele colar as imagens recortadas ao lado da letra correspondente.

Fotossíntese na prática

Explique ao seu filho o processo de fotossíntese por meio desta atividade super prática e simples. Peça que ele escolha uma planta de casa e ajude-o a cortar uma folha de papel alumínio em pequenos pedaços. Coloque os pedaços de papel alumínio em algumas folhas da planta. Prenda com clipes de papel e mantenha a planta sob a luz solar. Depois de 4 ou 5 dias, deixe seu filho remover o papel alumínio e observar o estado das folhas, para que perceba que as partes embrulhadas ficaram com uma aparência bem diferente das que foram expostas ao sol. Para concluir, explique para ele porque isso ocorreu e fale sobre o processo de fotossíntese.

Conduza seu próprio experimento científico

Muitas crianças aprendem melhor quando fazem algo acontecer com suas próprias mãos. Por isso, planeje um experimento em torno do que seu filho está aprendendo atualmente nas aulas de ciências ou pergunte a ele se há algo específico que ele deseja testar. A maioria dos experimentos científicos pode ser feita em casa com alguns itens domésticos básicos, mas já existem alguns brinquedos que auxiliam nessas experiências e as tornam ainda mais divertidas. Você também pode consultar o Pinterest para uma lista interminável de ideias criativas.

Crie um calendário meteorológico

Aproveite as férias para conversar com seus filhos sobre as diferentes condições climáticas que existem no nosso planeta. Depois, desenhe um calendário em branco, coloque apenas o nome do mês na parte de cima e peça para que ele preencha com os dias. Deixe um espaço em branco dentro de cada quadradinho para fazer um desenho depois. Pendure o calendário num local de fácil acesso para a criança e incentive-o a, diariamente, observar como está o clima lá fora – ensolarado, chuvoso, nublado, frio, etc – e fazer um desenho correspondente ao clima de cada dia, para deixar registrado. Ex: um sol nos dias quentes, uma nuvem nos dias nublados, gotas de chuva nos dias chuvosos, e assim por diante. No final do mês, a criança pode contar o número de dias com cada tipo de clima e listar o resultado. Além de incentivá-las a observar o seu entorno com mais atenção, essa atividade também ajudará a entender um pouco mais sobre as estações do ano.

E aí, gostou das sugestões? Se fizer alguma delas, poste nas redes sociais e marque a gente. Vamos amar ver!!