Como os fantoches podem ajudar no desenvolvimento do seu filho

Sabe quando você precisa pensar em um brinquedo que seja educativo, auxilie no desenvolvimento infantil, seja divertido e, ainda por cima, custe barato? A gente aposta que você nunca coloca os fantoches na sua lista de opções. Acertamos?

Fantoche de um canguru em um teatrinho com roupinha listrada de branco e vermelho.
Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Pois saiba que brincar com fantoches é uma das atividades mais educativas às quais você pode expor uma criança e, quando você descobrir todos os seus benefícios, vai querer montar uma caixa repleta deles em casa, na escola e ainda presentear todos os amiguinhos do seu filho.

Para começar, é importante destacarmos que o objetivo do fantoche é promover interação, diálogo e estimular a criatividade das crianças para criar suas próprias narrativas. Mas isso é só o começo. Através dessas experiências, eles conseguem melhorar as habilidades de linguagem, consciência social, relacionamentos e muito mais. Abaixo vamos explicar melhor cada um deles. 

1. Desenvolvimento da linguagem

As crianças adoram ter “conversas” com um fantoche e cada interação verbal com seu fantoche estimulará o desenvolvimento da linguagem. As mais tímidas ainda poderão se beneficiar do fato de, por um momento, o boneco ser sua voz. Além disso, também é possível ter uma conversa entre dois bonecos, o que irá estimular o raciocínio e a capacidade de diálogo da criança. 

2. Desenvolvimento Social

Os pais também podem usar os fantoches para criar personagens que ajudem a corrigir comportamentos, como por exemplo, os modos da criança à mesa, a importância de escovar os dentes após as refeições, entre outras coisas. Quando o boneco se torna o instrutor, deixa de ser a voz do pai ou da mãe definindo as regras, e as crianças podem ser mais abertas às orientações que estão sendo passadas.  

3. Desenvolvimento Emocional

Os fantoches podem ensinar muito para as crianças sobre suas emoções. Afinal, os protagonistas das histórias irão experimentar momentos de alegria, tristeza, irritação, ciúmes, diversão… e conhecer todos esses sentimentos através de um terceiro, ajuda a desenvolver simpatia e empatia também.

4. Habilidades de escuta

Quando as crianças param para ouvir a história contada por um fantoche, estão trabalhando suas habilidades de escuta. Por isso, os bonecos podem ser muito úteis para ensinar lições importantes, rimas e músicas. 

5. Habilidades Motoras

Há uma série de habilidades motoras que as crianças podem melhorar brincando com fantoches. O movimento fino necessário para movimentar o boneco ajuda na destreza e melhora a coordenação motora e ainda trabalha noções de equilíbrio e direcionalidade.

6. Autoconfiança

Montar um show de marionetes e apresentar para a família exige coragem, preparação e planejamento. Como o fantoche é o centro das atenções, a criança passa a ficar mais confiante para falar na frente de outras pessoas e expor sua criatividade. À medida que sua confiança cresce, eles ficarão felizes em ver que são capazes de criar algo sozinhas e ainda entreter a família ou amigos.

7. Criatividade

A criatividade é uma das peças-chave de todo trabalho com fantoches. E o conceito vai muito além da criação da história em si. Afinal, é preciso selecionar os bonecos que mais se encaixam naquele enredo, pensar no cenário que irá compor a história, nas vozes de cada personagem, entre outras coisas. Isso sem falar que se a criança tiver facilidade para os trabalhos manuais, pode até criar seu próprio personagem, com meias velhas ou sacos de papel. 

Bônus

Excelente para distrair as crianças fora de casa

Um menino sorrindo de camiseta azul ao fundo desfocado com um fantoche de ursinho marrom na sua mão direita.
Foto de Ivan Samkov no Pexels

Da próxima vez que você for passar horas viajando de carro com as crianças ou estiver na sala de espera do médico com seu filho, acredite: um fantoche e um livro podem ser tudo o que você precisa para distraí-lo. E o melhor: eles são pequenos, maleáveis e inquebráveis, ou seja, é só colocar na bolsa e pronto.  
Portanto, da próxima vez que estiver procurando sugestões de brinquedos para os seus filhos ou para presentear os filhos dos seus amigos, aposte nos fantoches. As opções de modelos e tamanhos são inúmeras e, com certeza, você vai encontrar algo que se encaixe na temática preferida da criança. Para se ter ideia, existem até modelos de borracha, que podem ser úteis para a hora do banho. E depois, divirta-se assistindo-os criar personagens, histórias, músicas e tudo mais que a imaginação deles permitir.