5 brincadeiras fáceis para crianças em fase de alfabetização

Muitos especialistas defendem que, expor as crianças ao contato com as letras de forma frequente e desde cedo, ajuda no reconhecimento futuro do alfabeto, o que pode facilitar o processo de alfabetização. Isso porque, uma vez que eles conseguem reconhecer cada letra do alfabeto e seu som correspondente, podem começar a reconhecer palavras inteiras, o que é crucial para a construção de habilidades essenciais de alfabetização.

Pensando nisso, brincadeiras que envolvam o alfabeto são uma maneira maravilhosa de expor seu filho a mais letras, tanto visual quanto verbalmente. Exercitando habilidades motoras finas e grossas e proporcionando experiências incríveis e sensoriais, seu filho passa a aprender de várias maneiras, mesmo sem perceber.

Então, que tal dar uma olhada em cinco jogos de alfabeto simples e divertidos que você pode experimentar em casa com seu filho hoje?

1. Sopa de letrinhas

Brincar de sopa de letrinhas é uma maneira muito divertida de expor seu pequeno às letras. E o melhor: tudo que você vai precisar é de um alfabeto de brinquedo (podem ser letras de madeira, EVA, magnéticas, ou qualquer outra que você tenha em casa) e uma tigela grande de cozinha. Coloque as letras no pote e deixe seu filho brincar, mexendo a “sopa” com uma espátula e pegando uma a uma com uma colher, por exemplo. Aí, basta você pedir para ele te dizer qual letra ele pegou.  Você também pode tentar isso no banho com letras plásticas ou à prova d’água, e também na piscina. 

2. Bola de letras

Tudo o que você precisa para esta atividade é uma bola lisa e um marcador de canetinhas. Escreva cada letra do alfabeto aleatoriamente em toda a bola (você pode escrever uma mesma letra mais de uma vez) e jogue-a para o seu filho. Peça, então, para que ele nomeia a letra mais próxima do seu polegar esquerdo. A próxima pessoa para quem ele passar a bola deve fazer o mesmo. Para um desafio extra, se ele já estiver em uma etapa mais avançada da alfabetização, sugira falar uma palavra que comece com a mesma letra que ele citou. 

3. Alfabeto em fotos

Esta é uma atividade de aprendizagem emocionante para crianças. Peça para eles encontrarem e fotografarem na sua casa, no jardim ou num parque, objetos que comecem com letras específicas do alfabeto, seguindo a sequência de A a Z. Eles podem procurar por Animais, Biscoitos, Cadeiras e assim por diante. Depois, é só coletar as imagens que foram feitas e escrever o nome de cada objeto num pedaço de papel ou com a ajuda de um alfabeto em EVA ou em madeira, conforme a sua disponibilidade.

4. Jogos verbais

Se o seu filho estiver em fase de alfabetização ou se já souber ler e escrever, proponha alguns jogos verbais para estimular o conhecimento que está sendo adquirido na escola. Por exemplo: escolha uma letra aleatória e peça para o seu filho falar em voz alta o maior número de palavras que ele conheça e que comecem com essa letra. O bom dessa brincadeira é que como ela não exige materiais especiais para realizá-la, também pode ser feita no carro, quando vocês estiverem viajando, ou mesmo a caminho da escola.

5. Quebra-cabeça

A semana está corrida e falta tempo para desenvolver uma atividade mais elaborada com as crianças? Então aposte em quebra-cabeças prontos. Eles custam barato e são excelentes para trabalhar a identificação e o reconhecimento das letras, seus sons e formatos. 

Gostou das sugestões? Então aproveite o final de semana e escolha algumas delas para brincar com o seu filho. Depois conta pra gente qual brincadeira ele mais gostou.