Conheça diferentes tradições e costumes de Páscoa pelo mundo

A Páscoa é muito mais do que um feriado para comer chocolate: trata-se, na verdade, de uma data religiosa importante em vários países e que vem carregada com todos os tipos de tradições e costumes que você possa imaginar. Quer conhecer algumas delas? Então confira o texto abaixo e veja como a Páscoa pode ser celebrada de maneiras bem distintas pelo mundo.

Alemanha

Na Alemanha os moradores fazem árvores enfeitadas com ovos de cores vibrantes. Eles fazem furinhos nos ovos para esvaziá-los, e os pintam com tintas coloridas ou os enfeitam com papel crepom.

Argentina

A Semana Santa é muito importante na Argentina. As pessoas praticam a quaresma onde desistem de comer carne por um período de 40 dias e depois comemoram o dia da Páscoa com um enorme churrasco! A caça aos ovos também é bem popular por ali.

Bermudas

Nas Bermudas, você verá pipas em todos os lugares no dia da Páscoa. As crianças empinam pipas para celebrar a ascensão de Cristo ao céu. Também é uma maneira divertida de reunir toda a família para se divertir!

Escócia

A Escócia tem uma tradição que todas as crianças adoram! As famílias vão aos parques com grandes colinas, onde os pequenos brincam de rolar ovos de galinha decorados ladeira abaixo, para ver qual chega mais longe sem quebrar. 

Espanha

A Semana Santa é celebrada em diversas cidades da Espanha com muitas festas, comida e celebrações. Uma das mais tradicionais ocorre em Verges, local próximo a Barcelona, onde acontece La Danza de la Muerte de Verges. Os homens usam roupas que representam esqueletos e os cidadãos locais levam cinzas e relógios pela cidade medieval. Segundo a tradição, a dança representa o julgamento final, quando o destino de cada alma é traçado entre o céu, o purgatório e o inferno.

Estados Unidos

O foco principal nos Estados Unidos é o Coelhinho da Páscoa! As famílias fazem grandes caçadas aos ovos de Páscoa e dão doces e guloseimas às crianças. Muitas famílias também se reúnem para um grande jantar de Páscoa.

Grécia

Na Grécia, os ovos de chocolate são substituídos por ovos de galinha pintados de vermelho. Eles são distribuídos entre os convidados e um vai encostando no ovo do outro até rachá-lo. Acredita-se que o último a ter o ovo rachado, vai ter sorte durante o ano.

Líbano

O catolicismo é fortemente praticado no Líbano, então muitos membros da igreja jejuam por 40 dias. No final do jejum, eles celebram indo à missa e saboreando uma refeição de cordeiro e ovos. Além disso, as casas também ganham decorações temáticas em todas as cidades do país. 

Suécia

As crianças se vestem de bruxas da Páscoa. Eles usam trapos e roupas velhas e distribuem cartões e bugigangas em troca de ovos e doces.

E para você, qual a tradição de Páscoa mais legal e importante, que você fez questão de passar para os seus filhos? Conta pra gente!