Como deixar a Páscoa das crianças mais saudável – com receitas práticas e gostosas

A Páscoa é mais um daqueles feriados marcados por muita comida e muitos doces, principalmente o chocolate, que invade os corredores das lojas e dos supermercados e consegue atrair os olhares das crianças graças às suas embalagens coloridas e às mais variadas ofertas de brindes que vão desde brinquedos e fones de ouvido até canecas e kits de maquiagem. 

Mas como fazer com as crianças menores de dois anos? Será que é uma boa ideia presenteá-las com ovos de páscoa?

De acordo com a nutricionista materno-infantil Rebeca Scaravelli, não. “Como regra geral, sabemos que alimentos muito processados ​​e aromatizados artificialmente devem ser evitados sempre, principalmente pelas crianças menores de dois anos. A regra também vale para produtos ricos em açúcar, como é o caso dos Ovos de Páscoa, por exemplo”, explica. 

Rebeca afirma, ainda, que muitos desses alimentos estão cheios de ingredientes não saudáveis e podem conter aditivos artificiais que prejudicam o desenvolvimento infantil e favorecem o surgimento de diversos problemas de saúde. 

Além disso, eles também podem ser prejudiciais para as crianças que possuem restrições alimentares, como diabetes, alergia à proteína do leite de vaca, intolerância à lactose e restrição ao glúten, por exemplo.

“Não tem jeito, chega a Páscoa e a criançada já fica na expectativa pelos ovos, principalmente os mais velhos. Nessa hora, cabe a nós tentarmos trazer uma opção diferente e mais saudável para celebrar a data sem comprometer a saúde deles”, orienta Scaravelli 

Segundo a nutricionista, uma forma interessante de driblar tudo isso e ainda construir boas memórias afetivas é levar os pequenos para a cozinha e deixá-los participar ativamente do preparo de um docinho gostoso que, de repente, pode até virar tradição familiar. “Existem vários estudos atualmente que mostram que quando as crianças estão envolvidas na preparação de refeições elas ficam mais propensas a consumir os alimentos que foram preparados. Além disso, você as ajudará a desenvolver uma habilidade que poderão usar pelo resto da vida, que é cozinhar e preparar refeições saudáveis”, pontua. 

Para te inspirar, pedimos para a Rebeca nos indicar três receitas deliciosas e nutritivas para quem quiser colocar a mão na massa! Além disso, elas são saudáveis, adequadas para crianças e super fáceis de fazer. Confira.


Mousse de chocolate

Ingredientes:

  • 1 abacate médio maduro
  • 150g de chocolate em barra 70%

Modo de fazer:

Amasse bem o abacate em um bowl, se necessário, utilize o mixer. Em paralelo, derreta o chocolate em banho-maria. Acrescente todo o chocolate no abacate e misture até obter uma massa homogênea. Sugiro usar o mixer que facilita bastante.

Rale chocolate por cima e leve para gelar.

Depois é só aproveitar!

Nesta receita, é possível utilizar chocolate vegano, caso a família prefira (ex: Nugali, Chocolife)


Ganache de chocolate

Ingredientes:

  • 100ml de leite de coco
  • 400g de chocolate meio amargo picado

Modo de fazer:

Em uma panela, adicione o leite de coco e deixe ferver. Coloque o chocolate picado e mexa até ficar cremoso. Deixe esfriar e aproveite para comer com frutas ou até como cobertura de bolo ou sorvete.


Panqueca de maçã

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de maçã ralada
  • 1 colher de sopa de farinha de aveia
  • Canela à gosto

Modo de fazer:

No refratário, adicione o ovo, a maçã, a canela e a farinha e mexa até obter uma massa homogênea. Leve para uma frigideira untada com azeite ou, se não tiver restrição, unte com manteiga. Deixe dourar ambos os lados.

Aproveite e corte as panquecas com algum cortador temático em formato de ovo ou de coelhinho, por exemplo. Se quiser, na hora de comer pode adicionar frutas picadas, geleia de frutas, pasta de amendoim (se não tiver alergia) e até mesmo a ganache da receita anterior.


Se você também quer fugir do excesso de chocolate nessa páscoa e ainda presentear a garotada com um brinquedo de verdade, aproveite a nossa Páscoa Divertida. Para isso, basta escolher qualquer brinquedo da nossa categoria especial de Páscoa que você receberá seu pedido em casa, numa linda embalagem, personalizada e exclusiva, em formato de ovo. E o melhor: você nem precisa gastar muito. Temos opções a partir de R$ 19,90. Acesse nosso site, confira as opções disponíveis e arrase no presente. ✨