Bicicletas de equilíbrio: por que você deveria investir em uma?

As bicicletas de equilíbrio, conhecidas por não possuírem pedais, estão se tornando cada vez mais populares aqui no Brasil. Especialmente projetadas para crianças pequenas (a partir dos 18 meses), essas bicicletas são diferentes dos triciclos, pois têm apenas duas rodas e, para se movimentar, as crianças precisam empurrar com os pés, no melhor estilo Fred Flintstone.

Justamente por isso, elas ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras grossas, aumentam a confiança e proporcionam uma transição natural para a bicicleta de pedal. Além disso, existem marcas no mercado que possuem pequenos ajustes que irão possibilitar que o produto acompanhe o crescimento dos pequenos, ou seja, os pais não precisam investir em um novo modelo tão cedo, já que o mesmo pode ser usado até os cinco anos. 

Se você ainda não está familiarizado com todos os benefícios das bicicletas de equilíbrio, aqui estão algumas das principais razões pelas quais você deveria apostar em uma:

Desenvolvimento de habilidades motoras grossas

As bicicletas de equilíbrio são uma das melhores ferramentas disponíveis para ajudar seu filho a desenvolver suas habilidades motoras grossas. Além disso, elas também ajudam a desenvolver a força e a resistência dos músculos centrais.

Transição fácil para uma bicicleta de pedal

Crianças que começam em uma bicicleta de equilíbrio geralmente transitam facilmente para uma bicicleta de pedal, sem precisar passar pela fase das rodinhas de apoio. Para se ter ideia, estima-se que quem começa a andar com uma bicicleta de equilíbrio cedo (dos 18 aos 24 meses) costuma conseguir andar de bicicleta sem rodinhas aos 3 anos de idade. 

Exercício

A falta de atividade física entre as crianças têm preocupado os especialistas, devido ao crescimento dos casos de obesidade infantil. Aqui no Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 3 milhões de crianças menores de 10 anos sofrem de obesidade. Logo, andar de bicicleta pode ser uma boa forma das crianças praticarem uma atividade física de forma divertida e sem a pressão de “ter que se exercitar por ordem médica”. O outro bônus é que andar de bicicleta ajuda a gastar um pouco da energia que as crianças têm, deixando-as bem cansados, o que facilita na hora da soneca. 

Diversão

Esta é a razão mais óbvia para comprar uma bicicleta de equilíbrio para o seu filho: quase todas as crianças adoram – é uma paixão universal. Então, se você quer fazer seu filho feliz, aposte na bicicleta.

Autoconfiança

Ao conseguirem atingir um objetivo ou realizar uma manobra especial, as crianças trabalham sua autoconfiança. Pode observar como, ao completarem algo que antes elas não conseguiam, automaticamente surge um sorriso no rosto e elas se sentem orgulhosas do próprio feito. Isso vai ajudar no desenvolvimento de sua auto-estima e também na ideia de que tudo é possível com um pouco de dedicação e treino. 

Lembrando que a repetição é fundamental para crianças nessa idade, então tente sair com elas diariamente, por pelo menos 10 ou 15 minutos, até que elas se sintam confiantes de fazerem o percurso sozinhas. Além de incentivar a prática da atividade, você ainda cria uma nova rotina familiar, passa um tempo de qualidade com seu filho e, quem sabe, até se empolga em pedalar um pouco também, para acompanhá-lo.